Vladimir Putin ALEXEY NIKOLSKY / SPUTNIK / AFP

Kiev - O abastecimento de energia elétrica na usina nuclear de Chernobyl, inativa desde o acidente nuclear de 1986 e que foi tomada por forças russas nos primeiros dias da invasão da Ucrânia, foi restabelecido, informaram, neste domingo, 13, autoridades em Kiev.
"Hoje, graças aos incríveis esforços dos especialistas (ucranianos em energia), nossos engenheiros de energia nuclear e eletricistas conseguiram restabelecer o abastecimento elétrico à central nuclear de Chernobyl, que foi tomada pelos invasores russos", disse o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, em um comunicado.
"Nossos engenheiros energéticos ucranianos, arriscando sua própria saúde e suas vidas, puderam evitar o risco de uma possível catástrofe nuclear que ameaçava toda a Europa", acrescentou.
Ainda que a eletricidade estivesse cortada na usina, onde foi registrado o pior desastre nuclear do mundo, o organismo de controle atômico da ONU disse que não havia "nenhum impacto crítico para a segurança".
A instalação de Chernobyl, situada em uma zona de exclusão, inclui reatores que foram desmontados depois de 1986, inclusive o de número 4, coberto por um enorme sarcófago, e depósitos de resíduos radioativos.
As forças russas também bombardearam e tomaram a planta de Zaporizhia, a maior central atômica da Europa, em 4 de março, provocando um incêndio que fez a Europa temer uma possível catástrofe nuclear.