Trégua deve durar quatro diasJack Guez/AFP
Publicado 25/11/2023 12:41 | Atualizado 25/11/2023 12:43
Publicidade
O movimento islamista Hamas vai libertar neste sábado (25) mais reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos, no segundo dia de uma trégua temporária que dá um respiro aos habitantes da Faixa de Gaza após sete semanas de guerra.
As autoridades israelenses anunciaram que 14 reféns sequestrados pelo Hamas na Faixa de Gaza serão libertados neste sábado em troca de 42 prisioneiros palestinos.
A trégua de quatro dias, obtida na quarta-feira pelo Catar com o apoio dos Estados Unidos e do Egito, prevê a libertação de 50 reféns israelenses mantidos em cativeiro em Gaza e de 150 palestinos presos em Israel.
Na sexta-feira, membros armados e uniformizados do Hamas entregaram um total de 24 reféns (13 israelenses, dez tailandeses e um filipino) ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para serem levados para Israel através do Egito. Israel libertou 39 prisioneiros palestinos das suas prisões.
"É apenas o começo, mas até agora está indo bem", disse na sexta-feira o presidente dos EUA, Joe Biden, que considerou haver "possibilidades reais" de prolongar a trégua acordada.
"Restam aproximadamente 215 reféns em Gaza", disse o porta-voz do Exército israelense, Doron Spielman. "Em muitos casos não sabemos se estão vivos ou mortos", admitiu.
Publicidade
Leia mais