Publicado 14/04/2024 07:43 | Atualizado 14/04/2024 07:50
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse, neste sábado (13), que as forças americanas ajudaram a derrubar "quase todos" os drones e mísseis disparados pelo Irã contra Israel, e reafirmou seu compromisso "ferrenho" com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Biden anunciou, em uma declaração, que convocaria os líderes do G7 - grupo dos países mais ricos do planeta - para coordenar uma "resposta diplomática única" ao "descarado" ataque iraniano.
"O Irã, e seus associados operando no Iêmen, na Síria e no Iraque, lançaram um ataque aéreo sem precedentes contra instalações militares em Israel. Eu condeno estes ataques nos termos mais fortes possíveis", declarou Biden.
Nos últimos dias, o presidente determinou o envio de aeronaves militares e destróieres de defesa contra mísseis balísticos ao Oriente Médio quando a provável ameaça iraniana a seu aliado-chave na região se tornou clara.
"Graças a estas mobilizações e à capacidade extraordinária dos nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis disparados", acrescentou Biden.
O presidente americano acrescentou ter conversado com Netanyahu para "reafirmar o compromisso inabalável dos Estados Unidos" com a segurança de Israel.
"Eu disse a ele que Israel demonstrou uma capacidade notável de se defender e derrotar até mesmo ataques sem precedentes, enviando uma mensagem clara a seus inimigos de que eles não podem ameaçar eficazmente a segurança de Israel", disse. Nenhuma instalação militar ou forças americanas foram atacadas pelo Irã, acrescentou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.