Publicado 24/06/2026 11:03
As autoridades de saúde da França anunciaram nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de ebola no país, o de um médico que voltou recentemente da República Democrática do Congo (RDC), que enfrenta uma epidemia da doença infecciosa.
PublicidadeO Ministério da Saúde "confirma hoje a identificação de um primeiro caso positivo de doença pelo vírus do ebola em território nacional", afirma um comunicado. A pasta explicou que o caso foi detectado na França continental.
A República Democrática do Congo, de onde o médico diagnosticado retornou, concentra mais de mil casos da doença, que provoca febre hemorrágica, muitas vezes mortal.
O caso francês é o primeiro identificado fora do continente africano na atual epidemia, que também afeta Uganda, e foi provocada por uma cepa pouco frequente do vírus, chamada Bundibugyo, contra a qual não existe vacina nem tratamento específico.
Especialistas em saúde pública acreditam que o risco de propagação da epidemia continua baixo em todo o mundo, devido à natureza em geral pouco contagiosa do vírus ebola.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.