Publicado 04/10/2026 10:47
Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (PREVINI) passaram a contar com a opção de realizar a prova de vida pelo celular. O procedimento é gratuito, feito pelo aplicativo GOV.BR e utiliza reconhecimento facial para confirmar a identidade do beneficiário.
PublicidadeA medida permite que a comprovação seja realizada sem deslocamento até a sede do PREVINI. A prova de vida confirma que o beneficiário está vivo e é utilizada para manter a regularidade dos pagamentos, além de auxiliar na prevenção de depósitos indevidos.
Quem pode fazer pelo aplicativo
Para utilizar o serviço, o aposentado ou pensionista precisa ter uma conta GOV.BR de nível prata ou ouro. Também são necessários um celular com câmera e acesso à internet, CPF e senha da conta.
O procedimento utiliza uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Previdência Social. Durante a prova de vida, o reconhecimento facial realizado pelo aplicativo compara a imagem captada pela câmera do aparelho com bases oficiais de dados do Governo Federal.
Segundo o PREVINI, a ferramenta digital funcionará em conjunto com o controle de óbitos já adotado pelo instituto para manter atualizadas as informações dos beneficiários e reduzir o risco de pagamentos indevidos.
Passo a passo
O primeiro passo é instalar ou atualizar o aplicativo GOV.BR, disponível para celulares Android e iPhone. Após acessar a conta com CPF e senha, o beneficiário deve procurar a opção “Prova de vida” na lista de serviços.
Em seguida, é necessário selecionar “Nova Iguaçu”, identificada com a informação de que há uma prova de vida pendente, e tocar em “Autorizar”. O aplicativo apresentará então as instruções para o reconhecimento facial.
A orientação é fazer o procedimento em um ambiente bem iluminado e sem o uso de óculos escuros ou boné. A prova de vida estará concluída quando o aplicativo informar que a operação foi realizada com sucesso.
De acordo com o diretor-presidente do PREVINI, Eduardo de Oliveira, a implantação busca facilitar o acesso ao procedimento, principalmente para quem teria dificuldade de comparecer presencialmente ao instituto.
PREVINI alerta para tentativas de golpe
O instituto informou que não solicita senhas por telefone, mensagem ou e-mail. A senha da conta GOV.BR é pessoal e não deve ser fornecida a terceiros. Também não há cobrança para a realização da prova de vida pelo aplicativo.
Em caso de dúvida, a recomendação é procurar os canais oficiais do PREVINI antes de acessar links ou fornecer dados pessoais. O atendimento pode ser feito pelo telefone (21) 2666-2200. A sede do instituto fica na Rua Antenor de Moura Raunheitti, 95, no bairro da Luz, em Nova Iguaçu.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.