Secretaria de Saúde tem oito ambulâncias quebradasFoto: Divulgação
Publicado 22/07/2026 17:43 | Atualizado 22/07/2026 20:21
Petrópolis - Durante fiscalização realizada na base onde ficam os veículos da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o vereador Léo França encontrou mais um problema em Petrópolis: 11 das 17 ambulâncias estão fora de operação. A vistoria foi realizada na manhã de terça-feira (21).
Publicidade
Segundo o levantamento, a Secretaria Municipal de Saúde possui 10 ambulâncias. Dessas, apenas duas estão rodando e oito permanecem paradas por problemas mecânicos. Além disso, o município depende de uma ambulância cedida pelo Complexo Hospitalar de Petrópolis (CHP), antigo Hospital Clínico de Corrêas (HCC), para reforçar os atendimentos.

Já o SAMU tem sete ambulâncias, sendo que apenas quatro estão em operação e outras três estão quebradas.

Ambulância nova continua parada
Outro ponto notado durante a fiscalização foi que uma uma ambulância zero quilômetro, doada pelo Governo Federal há cerca de quatro meses, continua estacionada na base sem prestar atendimento à população. De acordo com Léo França, o veículo aguarda apenas a conclusão de trâmites administrativos por parte da Prefeitura.

Motolâncias não rodam mais
Além dos problemas com as ambulâncias, as motolâncias, que atendiam o município desde 2023, deixaram de operar em fevereiro. O veículo tinha como trunfo reduzir o tempo de resposta das equipes em ocorrências de urgência, principalmente em locais de difícil acesso e em horários de grande congestionamento.
"É mais um retrocesso. As motolâncias chegaram para dar mais rapidez ao atendimento e hoje simplesmente desapareceram. O que estamos vendo é um desmonte da saúde pública no município", criticou.
O vereador afirmou que irá encaminhar uma nova denúncia aos órgãos de fiscalização e controle, além de protocolar um ofício cobrando que a Prefeitura coloque imediatamente em circulação a ambulância doada pelo Governo Federal e restabeleça o serviço das motolâncias.
A reportagem questionou a Secretaria de Saúde sobre as ambulâncias quebradas e a respeito das motolâncias e aguarda uma resposta.
Leia mais