Prefeitura do Rio interdita clínica de estética em Vila Isabel por falta de licença sanitária Divulgação
Por O Dia
Publicado 30/07/2020 19:05 | Atualizado 31/07/2020 14:51
Rio - A Vigilância Sanitária esteve, na tarde desta quinta-feira, 30, na clínica de estética da Rua Hipólito da Costa, 171, em Vila Isabel, onde a MC Atrevida se submeteu a uma hidrolipo e faleceu no último dia 27.
Publicidade
Na ação realizada pela Prefeitura, que contou com o apoio de policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), fiscais encontraram o estabelecimento fechado, o que impediu a inspeção. Sem a licença sanitária que é uma das exigências para o funcionamento, a clínica acabou interditada pele Vigilância, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

Além da falta de licença sanitária, a Vigilância informou que o estabelecimento que usa o nome de Rainha das Plásticas não tem permissão para serviços de internação. Segundo a Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano da Secretaria Municipal de Fazenda, o alvará de funcionamento ativo é específico para clínica e assistência médica.
Entenda o caso
Publicidade
A funkeira Fernanda Rodrigues, de 44 anos, conhecida como MC Atrevida, morreu, na última segunda-feira, depois de fazer uma cirurgia de lipoescultura em uma clínica em Vila Isabel, na Zona Norte. No dia 16 de julho, ela realizou o procedimento estético para retirar gordura das costas e colocar nos glúteos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda deu entrada na emergência do complexo hospitalar Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte, no domingo passado, com fortes dores. No declaração de óbito, a causa da morte consta como septicemia (infecção generalizada) e infecção cutânea.

Em nota, a pasta também que a paciente foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave, "mas morreu no dia seguinte e seu corpo foi encaminhado para o IML, que tem a responsabilidade de determinar o que causou o óbito'.
“A clínica não tem preparação nenhuma para fazer uma cirurgia, não tem balão de oxigênio e nem CTI. Após a morte da Fernanda, outras famílias apareceram dizendo que parentes morreram após procedimentos nessa clínica, mas ficaram com medo de denunciar por causa de ameaças”, disse a jornalista Luciana Picorelli, amiga de Fernanda.
Publicidade
De acordo com Luciana, o advogado da família iria entrar ontem com pedido de prisão preventiva contra a dona da clínica, Wania Tavares, que se intitula como “Rainha das Plásticas”. Procurada, Wania não se pronunciou até o fechamento desta edição.
Em uma live publicada no Instagram, a "Rainha das Plásticas" disse que está com a "consciência tranquila". "Como vai sair na TV, eu já vou explanando porque vocês têm o direito de já saber. Eu estou com a minha consciência supertranquila quanto ao procedimento, que foi feito corretamente", esclareceu.
Publicidade
Investigação
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) esclareceu, em nota, que irá apurar os fatos em questão, por meio de sindicância. "Este procedimento é sigiloso, seguindo as normas do Código de Processo Ético Profissional".
Publicidade
Em nota, a Polícia Civil afirmou que de acordo com a 37ª DP (Ilha do Governador), as investigações estão em andamento. Familiares estão sendo intimados a depor e os agentes realizam diligências para apurar a causa da morte. O caso foi encaminhado à 20ª DP (Vila Isabel), delegacia responsável pela área da clínica em que a cirurgia aconteceu.