Cláudio Castro se reúne com representantes para discutir possível fechamento da cidade
Na sexta, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, Castro teve uma reunião com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com Axel Grael, prefeito de Niterói, porém, encontro acabou sem acordo
Cláudio Castro se reuniu com representantes para discutir possível fechamento da cidade Divulgação
Rio - O governador em exercício, Cláudio Castro, se reuniu neste sábado com representantes dos setores produtivos para discutir sobre um possível fechamento da cidade do Rio em decorrência da propagação do coronavírus e pelo aumento da fila de pacientes à espera de leitos em UTIs.Cláudio Castro se reuniu com representantes para discutir possível fechamento da cidadeDivulgação
Entre as ações sugeridas está a antecipação dos feriados de abril para criar um feriadão prolongado, de 26 de março a 4 de abril, reduzindo a circulação de pessoas nas ruas. Também como medida contra aglomerações, o governador determinou o reforço da força-tarefa de fiscalização do Corpo de Bombeiros, em conjunto com as prefeituras municipais, para coibir a realização de festas clandestinas.
Cláudio Castro anunciou, durante a reunião, a distribuição do maior lote de vacinas contra a Covid-19 para os 92 municípios do estado. Nesta segunda-feira, serão enviadas 759.100 doses, sendo 618.200 de CoronaVac para a primeira vacinação e 130.900 (CoronaVac) para a segunda. Também serão entregues 10 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca para aplicação da primeira dose em 26 cidades que possuem comunidades quilombolas.
As vacinas foram entregues neste sábado pelo Ministério da Saúde. Ao todo, desde o início da campanha, o Estado do Rio recebeu 2.716.120 doses, sendo 2.325.120 da CoronaVac e 391 mil da Oxford/Astrazeneca.
Publicidade
O governador vem mantendo o diálogo aberto com representantes do setor produtivo e com prefeituras para adotar, com base em dados técnicos e científicos da Secretaria de Estado de Saúde, ações em conjunto contra o avanço da Covid-19 no estado.
Falta de leitos
Publicidade
No dia 3 deste mês, a fila para os leitos de UTI continha 45 pessoas. Hoje, o número cresceu mais de 800%, chegando a 376 na sexta-feira (19).
"Não dá para se imaginar uma situação crítica na rede pública da cidade sem que o mesmo se repita nos demais municípios. Quero lembrar que todos os nossos leitos são regulados pelo governo do Estado, como deve ser em um sistema como o SUS. E assim desejamos manter", disse Eduardo em seu perfil oficial no Twitter.
O prefeito ainda informou que na segunda-feira (22) novas medidas serão anunciadas: "Na segunda espero anunciar novas medidas em consonância com o governo do Estado. Na cidade do Rio elas virão. Nosso foco é na ciência e em salvar vidas. Entendemos a complexidade das nossas decisões mas esse é um momento de solidariedade e empatia".
Publicidade
Na manhã deste domingo, Cláudio Castro se reúne novamente com os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, no Palácio das Laranjeiras, para finalizar o documento com as medidas restritivas a serem adotadas na semana que vem.
"Toda decisão deve ser discutida e tomada diante das realidades dos mais diversos setores. Precisamos ouvir todas as necessidades e aflições do setor produtivo. A preocupação aqui é principalmente com a vida das pessoas, mas temos que preservar o emprego, dialogar e garantir o equilíbrio da sociedade. É fundamental analisar os dados diariamente para tomarmos as decisões corretas para cada momento da pandemia. E é isso que estou fazendo. Tudo com base em dados técnicos", explicou Castro.
fotogaleria
Cláudio Castro se reuniu com representantes para discutir possível fechamento da cidade Divulgação
Cláudio Castro se reuniu com representantes para discutir possível fechamento da cidadeDivulgação
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência conforme a nossa nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estes termos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.