Passageiros tiveram que desembarcar, na noite de sexta-feira, devido a um princípio de incêndio em canal de cabos. Ninguém ficou feridoFoto de leitor
Publicado 31/07/2021 15:06
Rio - Durante o ano passado, os passageiros do MetrôRio sofreram 20 episódios que interferiram na circulação do transporte e que motivaram abertura de ocorrência pela agência reguladora, a Agetransp. Ao longo de 12 meses, o balanço, obtido junto à Agetransp, representa quase duas ocorrências por mês. Segundo o órgão, tratam-se de casos que de fato geraram impacto nas viagens e não apenas o atraso de alguns minutos.
Às 17h30 da última sexta-feira, todas as linhas foram suspensas e os passageiros tiveram que se virar para conseguir voltar para casa após um foco de incêndio em um canal de cabos. O serviço ficou interrompido durante seis horas e meia e só foi normalizado na manhã deste sábado. Os passageiros tiveram de desembarcar, alguns deles na via férrea. Não houve feridos.
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Dos 20 casos relatados pela Agetransp em 2020, 17 foram motivados por problemas técnicos, como avaria no material rodante, falha de sinalização, queda de energia e descarrilamento de veículo auxiliar. Três situações foram em decorrência de acessos indevidos à vida, ou seja, ação de terceiros. A maioria das ocorrências aconteceu nas linhas 1 e 2 (18). Apenas duas afetaram a Linha 4, que é mais nova, construída para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.
Em 2020, a Agetransp aplicou quatro multas à concessionária e, até maio deste ano, seis penalidades. Em 2020 também foi julgado (e negado) um recurso de multa da concessionária. Nos últimos 12 meses, a Agetransp instaurou 63 processos administrativos para as responsabilidades por falhas ocorridas na operação da Concessionária MetrôRio (linhas 1, 2 e 4).
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A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai pedir, na segunda-feira, que o Ministério Público apure com rigor o que causou o incêndio ocorrido na tarde de sexta-feira. Para o deputado Dionísio Lins (Progressista), que vai acionar a Promotoria de Tutela e Defesa do Consumidor, o incidente colocou em risco a vida das pessoas e o alto custo da tarifa, que subiu de R$ 5 para R$ 5,80 em maio, não justifica tantos problemas. É a tarifa de metrô mais cara do país.
"Não dá para entender o fato de quase todos os dias o metrô apresentar um problema elétrico como denunciam os usuários. Eles (empresários) pediram e tiveram o reajuste da passagem de R$ 5,00 para R$ 5,80 com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço prestado, principalmente no que diz respeito à segurança. Estamos solicitando que o MP apure as responsabilidades e implemente um ajuste de conduta para que os usuários não sejam mais penalizados, ficando sem saber como irão se deslocar para seus lares ou locais de trabalho e na dúvida se receberão de volta ou não o valor pago. Essa situação não pode se tornar uma constante", comentou o parlamentar.
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Passageiros foram obrigados a desembarcar do metrô na tarde de sexta-feira - Reprodução de vídeo
Passageiros foram obrigados a desembarcar do metrô na tarde de sexta-feiraReprodução de vídeo
Por causa do incidente, as estações ficaram cheias de passageiros que precisaram desembarcar e seguir viagem em outros transportes. "A gente paga 5,80 de passagem para ter incêndio em parte elétrica o tempo todo", disse uma passageira nas redes sociais na noite de sexta-feira. "Prezados do MetrôRio, a tarifa no valor de R$ 5,80 é proporcional ao tamanho da humilhação em que o usuário é submetido?", questionou um passageiro, com uma foto que mostra os passageiros aglomerados em pé na linha férrea.
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Já o gestor de Logística Douglas Mendonça, de 33 anos, que usa o metrô todos os dias, não tem o que reclamar. "Eu uso o metrô de manhã e de noite. É o meu meio de transporte oficial, assim como os trens da SuperVia. Não vejo tanto problema. Sou crítico, chato, mas o atendimento deles é bom, a comunicação é boa. Todas as estações têm televisão informando em tempo real onde o trem está. Óbvio que o fato de sexta foi bem grave", ressalta.
Lúcia Cabral, professora de 66 anos, reclama da presença de homens no vagão feminino e o desrespeito às regras de proteção da covid-19. "Falta de respeito nos vagões femininos devido à falta de fiscalização em todas as estações é uma das reivindicações. Outra situação ruim dentro dos trens são as pessoas que não respeitam as normas da OMS: não usam mascaras! Para entrar na estação, passando pela roleta, estão com máscaras, mas assim que passam, tiram as máscaras e não há ninguém que as obrigue a usar. Os camelôs também circulam nos trens vendendo e anunciando em altos brados, espalhando saliva para todos", diz ela.
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Por meio do Twitter, o MetrôRio afirmou, na noite de sexta-feira, que os técnicos atuavam para restabelecer o serviço e que o problema foi causado por um foco de incêndio que atingiu um canal de cabos. Além disso, orientou os clientes que estivessem nas estações a solicitar o Siga Viagem aos agentes de segurança para usar o ticket em outro meio de transporte. 
Em nota, o MetrôRio afirmou que "opera o sistema metroviário com elevado padrão de qualidade, com performance operacional superior aos parâmetros previstos no contrato de concessão e conforme apurado pela Agetransp." Ainda segundo a concessionária, "em uma operação que ocorre 24 horas por dia, sendo 19 horas de operação comercial, durante 365 dias, e com mais de 200 mil viagens por ano, incidentes operacionais eventualmente ocorrem e são sempre apurados pelo Comitê de Segurança da concessionária com vistas a prevenir futuras falhas e a sempre melhorar a qualidade do serviço."
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A empresa informou também que o Índice de Regularidade dos intervalos entre trens (IRIT), que possui meta contratual estabelecida em 90%, está em 97% nos primeiros seis meses de 2021. Em 2020, o indicador teve resultado acumulado no ano de 97%. Já o ICPO (Índice de Cumprimento da Programação da Oferta), que possui meta contratual de 92%, este ano apresenta resultado acumulado de janeiro a junho de 2021 de 99%. "No ano passado, o indicador foi de 100% em seis meses ao longo do ano, o que significa que a oferta programada foi atendida de forma integral", afirma a nota.

Quanto ao número de passageiros impactados por atrasos no tempo de percurso, de acordo com o MetrôRio, apenas 1,65% dos clientes transportados pela concessionária tiveram tempo de percurso superior ao previsto em suas viagens, o que significa que 98,35% dos clientes do sistema fizeram seu deslocamento dentro do tempo previsto.

"Apesar da queda de 60% na demanda de passageiros ocasionada pela pandemia, a concessionária mantém a operação em pleno funcionamento nas linhas 1, 2 e 4, em horário regular, com oferta máxima da frota e todas as estações abertas. De acordo com a última pesquisa realizada, 93% dos clientes aprovam o serviço da concessionária", completa a nota.
AGETRANSP APURA RESPONSABILIDADES
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A Agetransp já abriu um boletim de ocorrência para apurar as responsabilidades da concessionária no incêndio e paralisação de sexta-feira. Os técnicos farão um levantamento dos fatos que contribuíram para a falha no sistema de energia, ocasionada por um princípio de incêndio que atingiu o canal de cabos no trecho entre as estações Central do Brasil e Presidente Vargas. Além de determinar as causas do princípio de incêndio, a investigação do órgão observará o cumprimento dos protocolos de segurança e o plano de contingência para a retirada dos passageiros e a restituição da passagem.
Ainda de acordo com a Agetransp, no momento do incidente, um total de 46 composições foram esvaziadas nas estações e duas delas, fora das estações, sendo necessária a retirada dos passageiros pelos trilhos e guiados até a estação mais próxima (Jardim Oceânico e São Conrado).
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Os processos apuratórios da Agetransp são divididos em quatro etapas: primeiro, o caso é registrado, geralmente narrado pelos fiscais. Em segundo momento, nos casos em que é observada uma relevância, são abertas as ocorrências, onde se apuram os fatos com as equipes técnicas. Depois, configurada a falha, abre-se o processo administrativo para enquadrar as falhas dentro do contrato de concessão, ouvir as partes e instruir o processo. Em uma quarta fase, o conselho diretor julga o processo.
Tarifa mais cara do Brasil
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A passagem do metrô do Rio de Janeiro subiu de R$ 5 para R$ 5,80 no mês de maio. É a tarifa metroviária mais cara do país. O governo do estado e a concessionária negociaram durante quase dois meses para acertarem o novo valor e o aumento acabou pesado para o bolso dos passageiros. Em março, a agência reguladora tinha autorizado que a tarifa passasse a custar R$ 6,30 a partir do dia 2 de abril, mas o reajuste acabou sendo adiado e chegou a um valor menor.
 
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VEJA A LISTA DE OCORRÊNCIAS ABERTAS PELA AGETRANSP EM 2020
Linhas 1 e 2
17/4/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na plataforma da estação Cidade Nova
19/02/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na plataforma da estação Siqueira Campos
24/12/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na plataforma da estação Afonso Pena
10/12/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na plataforma da estação Saens Peña
16/10/2020 - Sinalização - Falha na zona de manobra de Siqueira Campos, passando a operação para o modo manual até a normalização do sistema. Intervalos irregulares
21/10/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na plataforma da estação Cardeal Arcoverde
28/09/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na plataforma da estação Cantagalo
12/06/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante entre as estações Pavuna e Engenheiro Rubens Paiva
12/05/2020 - Ação de terceiros - Interrupção de energia no trecho de Glória a Cinelândia devido a acesso indevido na estação Glória
01/03/2020 - Ação de terceiros - Acesso indevido na estação Saens Peña, tendo a necessidade do corte de energia entre as estações Uruguai e São Francisco Xavier
29/02/2020 - Ação de terceiros - Corte de energia na Estação São Francisco Xavier por acesso indevido à via
08/01/2020 - Material rodante - Queda de energia de tração nas vias 1 e 2, do trecho entre as estações Irajá e Engenho da Rainha, na Linha 2
18/01/2020 - Sinalização - Falha de sinalização na zona de manobra da estação Cantagalo, ficando a zona de manobra em esquema manual
04/02/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na estação Cardeal Arcoverde e o mesmo foi retirado da operação
07/02/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na estação Central
09/02/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na estação Cidade Nova
09/02/2020 - Energia - Falta de energia de tração na interestação Central/ Cidade Nova devido ao furto de cabos
17/06/2020 - Veículos auxiliares - Descarrilamento de um veículo de via entre as estações Vicente de Carvalho e Thomaz Coelho
Linha 4
09/02/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na estação Jardim Oceânico
25/04/2020 - Material rodante - Avaria de material rodante na estação São Conrado
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