Publicado 23/08/2021 12:06
Rio - O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 4ª Promotoria de Justiça, manteve o pedido para que Flordelis dos Santos e os outros nove réus sejam levados a júri popular pela morte do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A defesa da ex-deputada federal havia apresentado recurso para que julgamento não fosse realizado. Porém, o MPRJ deu parecer contrário ao recurso. A 2ª Câmara Criminal deve agora decidir sobre o assunto.
O inquérito policial, aceito pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), concluído pelo delegado Allan Duarte, aponta a parlamentar como mandante do assassinato. Ela foi indiciada por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.
O júri popular é formado por sete cidadãos comuns, que são sorteados para representar a sociedade diante de um julgamento. São eles quem condenam ou absolvem o réu, não o juiz.
Para a polícia, a morte do pastor Anderson do Carmo não teria como acontecer sem o consentimento de Flordelis. Segundo o delegado, na conclusão do inquérito, "A deputada é uma pessoa extremamente perigosa".
Flordelis diz que a filha Simone dos Santos foi quem pagou pela morte do pastor, mas o inquérito policial aponta contradições.
Ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Simone disse que deu R$ 5 mil pela morte do padrasto, mas não soube explicar como o irmão Flávio dos Santos conseguiu cerca de R$ 8 mil para a compra da arma usada no crime.
Veja os réus que irão a júri popular:
- Flordelis dos Santos
- Simone dos Santos Rodrigues
- Marzy Teixeira da Silva
- André Luiz de Oliveira, o " André Bigode"
- Carlos Ubiraci Francisco da Silva,
- Rayane dos Santos Oliveira
- Flávio dos Santos Rodrigues
- Adriano dos Santos Rodrigues
- Andrea Santos Maia
- Marcos Siqueira Costa
- Simone dos Santos Rodrigues
- Marzy Teixeira da Silva
- André Luiz de Oliveira, o " André Bigode"
- Carlos Ubiraci Francisco da Silva,
- Rayane dos Santos Oliveira
- Flávio dos Santos Rodrigues
- Adriano dos Santos Rodrigues
- Andrea Santos Maia
- Marcos Siqueira Costa
Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho afetivo de Flordelis, e o irmão Flávio dos Santos Rodrigues, biológico, serão levados à juri por executar Anderson do Carmo. Flávio por matar o padrasto e Lucas por negociar a compra da arma.
Mandato cassado e prisão
No dia 13 de agosto, 48 horas após ter tido o mandato de deputada federal cassado no plenário da Câmara dos Deputados, Flordelis foi presa. Na última quarta-feira, ela foi transferida para a Unidade Prisional Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Ela estava no Instituto Penal Santo Expedito, no mesma cadeia onde a sua neta Rayane dos Santos Oliveira está presa desde agosto de 2020, acusada de envolvimento no assassinato do pastor Anderson do Carmo.
Vale destacar que até então, Flordelis tinha imunidade parlamentar.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.