A deputada sempre se disse inocente - Luciano Belford / Agência O Dia
A deputada sempre se disse inocenteLuciano Belford / Agência O Dia
Por ANDERSON JUSTINO e RAI AQUINO
Rio - Depois de um ano e dois meses de investigação, a deputada federal Flordelis (PSD-RJ), de 59 anos, vai responder na Justiça como a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, 42, em junho do ano passado. Além de ser apontada como a responsável pelo crime, a parlamentar e a família foram alvos, nesta segunda-feira, da Operação Lucas 12, que o Ministério Público estadual (MPRJ) e a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) fizeram sobre o caso.
Seis familiares da deputada foram presos e 14 mandados de busca e apreensão sobre a morte do líder religioso foram cumpridos na casa da parlamentar, em Niterói, e em outros endereços ligados à ela, em São Gonçalo, na capital, e até mesmo Brasília. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Niterói. Houve apreensão de celulares e computadores.
Publicidade
"Ela foi surpreendida com a nossa chegada, chorou um pouco, porque tinha muita gente dentro de casa", revela o chefe do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), o delegado Antônio Ricardo Nunes.

Galeria de Fotos

Antonio Ricardo, chefe das Delegacias de Homicídios (DHs) Cléber Mendes
Antonio Ricardo (chefe das DHs) e o delegado Allan Duarte Cléber Mendes
Antonio Ricardo (chefe das DHs) e o delegado Allan Duarte Cléber Mendes
Sergio Luiz Lopes, promotor do MPRJ Cléber Mendes
Delegado Allan Duarte e o promotor Sergio Luiz Lopes Cléber Mendes
Coletiva do caso Flordelis, nove pessoas foram presas pelo envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo. Na foto, Antonio Ricardo (chefe das DHs), Allan Duarte (Delegado Titular da DH Niterói), Sergio Luiz Lopes e Simone Sibilio (promotores do MPRJ) Cléber Mendes
Coletiva do caso Flordelis. Na foto, Simone Sibilio e Sergio Luis Lopes, promotores do MPRJ Cléber Mendes
Coletiva do caso Flordelis. Na foto, Simone Sibilio, promotora do MPRJ Cléber Mendes
Andrea Santos Maia, mulher do ex-PM Marcos Siqueira Costa Cleber Mendes / Agência O DIA
Preso em operação sobre o assassinato do pastor Anderson do Carmo nesta segunda Anderson Justino / Agência O DIA
Simone dos Santos Rodrigues foi pesa nesta segunda Anderson Justino / Agência O DIA
Filhos da deputada foram presos nesta segunda Anderson Justino / Agência O DIA
Flordelis e o pastor Anderson do Carmo Arquivo Pessoal
Flordelis foi eleita deputada federal em 2018 Divulgação / Câmara dos Deputados
Lucas Cezar dos Santos de Souza é um dos filhos da deputada apontados como executor do crime Reprodução
Anderson com Flordelis: pastor foi morto na madrugada de 16 de junho de 2019 Arquivo Pessoal
A deputada sempre se disse inocente Luciano Belford / Agência O Dia
Flávio dos Santos, réu pela execução do crime, no enterro do pai Cléber Mendes / Agência O DIA
Pastor Anderson, marido de Flordelis, foi assassinado em junho do ano passado Arquivo Pessoal
Anderson do Carmo e Flordelis Arquivo Pessoal
Publicidade
Alvos dos mandados de prisão:
. Adriano dos Santos Rodrigues (filho biológico): auxiliou no episódio da carta falsa
Publicidade
. Simone dos Santos Rodrigues (filha biológica): responsável pelos envenenamentos; buscou informações sobre uso de veneno na Internet
. André Luiz de Oliveira, o Bigode (filho adotivo e ex-marido de Simone): flagrado em conversas com Flordelis combinando envenenamento do pastor
Publicidade
. Carlos Ubiraci Francisco da Silva (filho adotivo): participou no planejamento da morte
. Marzy Teixeira da Silva (filha adotivo): cooptou Lucas para matar o pastor e também participou dos envenenamentos
Publicidade
. Rayane dos Santos Oliveira (neta): buscou por assassinos para as tentativas anteriores, inclusive, Lucas (PRESA EM BRASÍLIA)
. Marcos Siqueira Costa (ex-PM que esteve preso com filhos de Flordelis): PRESO EM 2019
Publicidade
. Andrea Santos Maia (mulher de Marcos): entrou em contato com a família, auxiliando na confecção da carta falsa elaborada por Lucas na prisão
. Flávio dos Santos Rodrigues (filho biológico): responsável pelos tiros que matou o pastor (PRESO EM 2019)
Publicidade
Flordelis não pode ser presa pela Polícia Civil porque tem imunidade parlamentar. Uma cópia do inquérito da DHNSGI será encaminhado para a Câmara dos Deputados. O procedimento poderá levar ao afastamento da parlamentar para que ela possa ser presa.
Publicidade
"Temos 11 pessoas respondendo criminalmente. Levando em conta que a família tem 55 pessoas, temos 20% de envolvidos. Todos eles têm uma participação que foram comprovadas no decorrer da investigação", destaca o delegado.
Os crimes apontados no assassinato
Publicidade
. homicídio triplamente qualificado
. tentativa de homicídio
Publicidade
. falsidade ideológica
. uso de documento falso
Publicidade
. organização criminosa majorada (uso da violência)
Publicidade
A tentativa de homicídio é porque a família é acusada de ter tentado matar o líder religioso diversas vezes, antes de sua execução.
O CRIME
Publicidade
O pastor Anderson do Carmo morreu na madrugada do dia 16 de junho do ano passado, quando havia acabado de chegar com a esposa, em Pendotiba. Ele foi alvo de vários tiros, na garagem da residência. O laudo da necrópsia apontou que o corpo do líder religioso tinha 30 perfurações de bala.
Na ocasião, Flordelis afirmou que o marido tinha sido morto durante um assalto. Ela disse que os dois estavam sendo seguidos por suspeitos em uma moto quando voltavam para casa.
Publicidade
Dois filhos do casal, Flávio dos Santos Rodrigues, 38, filho biológico da deputada, e Lucas Cézar dos Santos de Souza, 18, adotado por ambos, vão ser julgados como executores do crime. Eles estão presos desde a época do assassinato.
Publicidade
"Flordelis é responsabilizada por arquitetar o homicídio, arregimentar e convencer o executor direto e demais acusados a participarem do crime sob a simulação de ter ocorrido um latrocínio. A deputada também financiou a compra da arma e avisou da chegada da vítima no local em que foi executada, segundo a denúncia", afirma o MPRJ.
FALSA CARTA
Publicidade
A investigação apontou que familiares tentaram fazer com que Flávio assumisse a culpa pelo crime sozinho. Uma carta contando o assassinato chegou a culpá-lo. Flávio inclusive confessou o crime, mas se sentiu injustiçado e voltou atrás.
"Também é imputado a Flordelis e a outros denunciados o crime de uso de documento falso, por tentarem, através de carta redigida por Lucas, atribuir a pessoas diversas a autoria e ordem para a prática do homicídio. Segundo a denúncia, o executor Flávio tinha o objetivo de livrar ele próprio e Flordelis da responsabilização do crime. Flordelis também tinha o objetivo de vingar-se de dois de seus filhos 'afetivos' que não teriam aceitado as ordens de calar ou faltar a verdade durante os depoimentos", diz o Ministério Público.
Publicidade
Publicidade
"As ações dos demais denunciados são descritas em diferentes etapas como no planejamento, incentivo e convencimento para a execução do crime, assim como em tentativas de homicídio anteriores ao fato consumado, pela administração de veneno na comida e bebida da vítima, ao menos seis vezes, sem sucesso, segundo apontaram as investigações", diz o Ministério Público.
REPERCUSSÃO
Publicidade
O DIA tenta contato com a deputada e com a defesa dos demais citados na reportagem.