Pastor Anderson do Carmo, marido de Flordelis, foi assassinado em junho deste ano - Reprodução
Pastor Anderson do Carmo, marido de Flordelis, foi assassinado em junho deste anoReprodução
Por RAFAEL NASCIMENTO
Rio - O marido da deputada federal Flordelis dos Santos Souza (PSD) foi assassinado a tiros dentro de casa, na madrugada deste domingo, em Pendotiba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Segundo informações, o pastor Anderson do Carmo de Souza, de 42 anos, foi executado com pelo menos 15 tiros minutos depois de chegarem na residência.

Segundo fontes da Polícia Civil, a parlamentar estava ao lado do marido no momento da execução. Ele chegou a ser socorrido pelos familiares para o Hospital Niterói D'Or, no bairro Santa Rosa, mas não resistiu aos ferimentos e já deu entrada morto na unidade particular. A deputada está em casa em choque, a base de remédios.

Galeria de Fotos

Anderson do Carmo e Flordelis Reprodução
Anderson do Carmo e Flordelis Reprodução
Anderson do Carmo e Flordelis Reprodução
Anderson do Carmo e Flordelis Reprodução
Publicidade
Os familiares falaram à polícia que eles voltavam de uma confraternização no bairro São Francisco a deputada teve a sensação de estar sendo seguida por duas motos. Quando já estavam em casa, o marido foi até a garagem buscar algo que havia esquecido no carro. Neste momento, ele foi executado pelos criminosos, que usavam touca ninja. O veículo da família, um Honda Accord LX, também foi atingido pelos disparos e o cachorro da da família foi dopado pelos atiradores. 
Ao DIA, um amigo da família contou que Anderson e Flordelis haviam acabado de chegar de uma confraternização em São Francisco, também na Região Oceânica, quando três criminosos invadiram a casa. "O Daniel (um dos filhos) disse que ouviu os primeiros quatro primeiros tiros e logo em seguida a rajada", lembrou o homem, que acrescenta que o crime aconteceu por volta de 3h30.
Publicidade
"(Os tiros) foram fortes. Moro na primeira casa e estava dormindo. Acordei, pouco depois das 3h30, com uma rajada e logo em seguida mais de 10 tiros. Em seguida, começamos a escutar uma gritaria. Não sei exatamente o que aconteceu. Só escutei a sequência de tiros", lembra o geólogo Cláudio Reis, vizinho da casa da parlamentar. "Aqui é muito tranquilo e o silêncio da madrugada foi interrompido com essa rajada. Eu tinha e não tenho relações de proximidade com eles, só nós víamos quando encontrávamos na rua. Ficamos assustado com o que aconteceu", completou Reis.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) foi até a casa e realizou a perícia. O caso será investigado pela especializada. O delegado Antônio Ricardo Nunes, diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), afirmou ao DIA que equipes do Grupo Especial de Local de Crime (Gelc) estão nas ruas buscando imagens e testemunhas. 
Publicidade
Deputada Federal e filhos prestam depoimento
Na manhã deste domingo três filhos do pastor prestaram depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI). Entre eles, Daniel, o que socorreu o pai para o hospital ainda com vida. Na sede da especializada, parentes e amigos da igreja acompanhavam os depoimentos, chocados com o crime. Já por volta de 13h20, a Flordelis deixou sua casa em direção a DHNSGI. Ela é a principal testemunha do assassinato do esposo.
Publicidade
Marido planejava lançar Flordelis à prefeita de São Gonçalo
A parlamentar — ligada ao senador Arolde de Oliveira, do Partido Social Democrático (PSD) — foi a quinta deputada federal mais votada no estado do Rio de Janeiro e Anderson era o seu articulador político. Segundo pessoas ligadas à Flordelis, Anderson planejava lançá-la como candidata a prefeita de São Gonçalo, em 2020.
Publicidade
'Livramento' em 2018

Em março de 2018, a parlamentar e o marido foram alvos de bandidos. À época, Anderson disse que "teve um livramento" na tentativa frustrada de assalto. Ainda segundo o pastor, "mesmo com tanta violência, eles não deixariam de acreditar na restauração das pessoas".
A história de Flordelis virou filme, contada em "Flordelis - Basta uma palavra para mudar". A Comunidade Evangélica Ministério Flordelis foi fundada em 1999, no Bairro do Rocha, Zona Norte do Rio, perto do Jacarezinho, onde a deputada evangelizava. Em abril de 1994, eles se casaram.
Publicidade
Pais de 55 filhos, o casal se conheceu em dezembro de 1991, durante um trabalho de evangelismo feito pela cantora. Anderson era o presidente da igreja Ministério Flordelis - Cidade do Fogo, no Galo Branco, em São Gonçalo.
Na igreja de São Gonçalo, a ordem é não falar nada. Nesta manhã deste domingo, o culto das 9h foi cancelado e os fiéis fizeram apenas uma oração. "Não sabemos de nada ainda. O que for falado agora é especulação. Não vamos falar nada à imprensa", disse um funcionário da igreja que não quis se identificar.
Publicidade
Em nota a família Flordelis lamentou "com dor, o falecimento repentino do Pastor Anderson, um servo de Jesus Cristo". "A deputada Flordelis, muito abalada ainda não tem como se pronunciar. Neste momento apertamos as mãos com Deus, e imploramos o conforto Dele. O pastor Anderson estava cumprindo um ministério maravilhoso de redenção de almas, numa luta diária para evitar que o ódio continua a ceifar vidas por falta de Deus no coração dos seres humanos", diz o texto.