Ubirany Félix do Nascimento foi o criador do instrumento repique de mão - Divulgação
Ubirany Félix do Nascimento foi o criador do instrumento repique de mãoDivulgação
Por O Dia
Morto aos 80 anos nessa sexta-feira (11) por complicações da covid-19, o músico Ubirany Félix do Nascimento foi enterrado neste sábado (12), no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. O velório teve início por volta das 16h. Um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, Ubirany estava internado há nove dias no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca.
Frequentador do Cacique de Ramos, no bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio, Ubirany participou da fundação do Fundo de Quintal ainda na década de 70, quando costumava frequentar as rodas de samba no local. O Cacique é famoso por ser querido pela nata do samba carioca, reunindo nomes como Beth Carvalho, Almir Guineto, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.
Publicidade
O sambista foi também o criador do instrumento repique de mão, peça-chave nas músicas do Fundo de Quintal e posteriormente adotado por outros grupos de samba. Em um vídeo que circula nas redes sociais, Ubirany conta seu processo de criação do repique de mão:
Publicidade
Nas redes sociais, diversas personalidades prestaram homenagens póstumas e escreveram mensagens de carinho ao ‘Mestre Ubirany’, como os músicos Zeca Pagodinho, Teresa Cristina e Paulinho da Viola, assim como o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e a deputada federal Benedita da Silva:
Publicidade
Publicidade