Centro de testagem no CIEP Nação Rubro Negra, no Leblon, já chegou a testar 1.806 positivos em um diaFabio Costa / Agência O Dia
Publicado 18/02/2022 12:26
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a vacinação para crianças na capital será retomada na próxima segunda (21). Segundo o chefe da pasta, Daniel Soranz, serão enviadas para a cidade do Rio 33.510 doses do imunizante pfizer ped e 76 mil de coronavac ainda nesta sexta-feira (18). A busca ativa também será retomada junto com a imunização dos pequenos.
Soranz anunciou nesta manhã que a SMS decidiu fechar o centro de testagem do Leblon, na Zona Sul do Rio. O local, que chegou a testar 4.702 pessoas em um dia, com 1.806 positivos realizou nesta quinta (17), 236 exames e somente 22 positivos. 
De acordo com o painel de monitoramento da Prefeitura do Rio, mais de 6 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 com pelo menos uma dose na capital e 5,4 milhões com a segunda. Mais de 2 milhões já foram imunizadas com a dose de reforço e 152 mil com a dose única.
Entre 1º de janeiro e 18 de fevereiro o sistema registrou 892 óbitos por covid na cidade do Rio e 2,7 mil casos graves da doença. Hoje, a cidade tem 122 pessoas internadas com a doença e 61% de leitos ocupados.
Centros de testagem são fechados
Por conta da queda as taxas de contaminação por covid, a Prefeitura do Rio decidiu fechar gradualmente os centros de testagem emergenciais. Segundo a SMS, a desmobilização de todos os centros de testagem será gradual ao longo de fevereiro e março.
O objetivo é devolver para as unidades de Atenção Primária os profissionais de saúde alocados ao atendimento nos centros - em janeiro, o fluxo de procura por testes foi tão grande que a Prefeitura chegou a abrir vagas voluntárias para servidores que quisessem ajudar nesses espaços.
Já foram encerrados os atendimentos nos locais de testes no Borel, Complexo do Alemão, Pavuna, Engenho de Dentro, Leblon e Honório Gurgel, na Zona Norte, e Guaratiba, na Zona Oeste. O encerramento destes locais de atendimento aconteceu por conta da redução da procura de testes para covid-19 e a diminuição na taxa de positividade no município. Nesta quarta-feira, o Rio atingiu o menor índice de positividade do ano, 6,8%.
“A positividade dos testes vem caindo de forma expressiva. Hoje, para cada 100 pacientes testados, somente seis dão positivos. É o menor índice de positividade desde a chegada da variante ômicron. A expectativa é que, nas próximas duas semanas, tenhamos um cenário epidemiológico ainda melhor do que o atual”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Hoje, o carioca consegue realizar o teste em qualquer clínica da família, centro municipal de saúde ou centro para testagem e atendimento. O paciente para testagem deve apresentar sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar.

Confira os locais de atendimento:

Segunda a sexta | 8h a 17h / Sábado|8h a 12h
Clínicas da família
Centros municipais de saúde

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Policlínica Rodolpho Rocco (Del Castilho)
Hospital Municipal Francisco da Silva Telles (Irajá)
Unidade Ambulatorial Almir Dulton (Campo Grande)
Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (Tijuca)
Espaço Cultural da Marinha (Centro)
Grêmio Recreativo e Esportivo dos Industriários da Penha – GREIP (Penha)
Faculdade Cenecista Capitão Lemos Cunha (Ilha do Governador)
Parque Olímpico (Barra da Tijuca)

Em parceria com a Fiocruz – Segunda a sexta | 8h a 16h / Sábado|8h a 12h

Centro Comunitário de Defesa da Cidadania – CCDC (Manguinhos)
Clínica da Família Victor Valla (Manguinhos)
CIEP Ministro Gustavo Capanema (Vila dos Pinheiros – Maré)
Galpão Ritma (Parque Maré)

Em caso de emergência, procure uma UPA ou demais unidades de urgência e emergência para atendimento.
Leia mais