Parte da estação do Mato Alto, em Guaratiba, atingida pelo incêndioMarcos Porto/Agência O Dia
Publicado 07/07/2022 07:41
Rio - A Estação do Mato Alto do BRT, em Guaratiba, na Zona Oeste, pegou fogo na noite desta quarta-feira (6) e ficou parcialmente destruída. Um plano de contingência foi montado para atender a população e não prejudicar os passageiros, já que a plataforma é uma das mais movimentadas do corredor expresso. A Secretaria Municipal de Transportes e a Mobi-Rio também registraram o caso na polícia para investigar se o incêndio foi criminoso. A perícia foi realizada no local. 
A Secretaria Municipal de Transportes e a MOBI-Rio, empresa responsável pelo sistema BRT, montaram um esquema especial para atender a população na manhã desta quinta-feira na estação Mato Alto do BRT Transoeste.

De acordo com a MOBI-Rio, o embarque e desembarque estão sendo feitos no módulo parador, que não foi atingido pelo fogo, e todos os serviços seguem mantidos. Também está havendo reforço do serviço "diretão" Mato Alto - Alvorada, com operadores na estação para orientação aos usuários.

Além disso, a linha SP 803, que faz o trajeto Bangu x Sulacap, foi estendida até Campo Grande. Com isso, os usuários de Campo Grande com destino ao Recreio e à Barra têm outra opção, integrando com o BRT Transolímpica no Terminal Sulacap.

Ainda na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura do Rio alega que vai começar a limpeza e os reparos necessários para a retomada das operações.
 Veja o vídeo:

Logo após o incêndio, o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) anunciou as medidas emergenciais. A estimativa da prefeitura é de que o módulo expresso seja reformado e reaberto em até 15 dias.
"Infelizmente tive febre durante durante todo o dia (não é COVID) e estou tendo q acompanhar remotamente o trabalho de nosso time montando a contingência pelo incêndio da estação BRT do Mato Alto. Vamos informando aqui as medidas p minimizar o impacto na vida da população amanhã", disse o prefeito logo após o incidente, por meio das redes sociais.
A secretária de transportes Maína Celidonio comentou sobre as mudanças realizadas pela secretaria, em conjunto com a MOBI-Rio.
"Os serviços estão regulares, a gente está funcionando com o expresso e parador no módulo do parador, "diretão" foi reforçado, as filas que a gente viu no "diretão" são filas normais de todos os dias e estamos mantendo os horários do dia anterior. A ideia é que os usuários que saem de Campo Grande não precisem descer até o Mato Alto para pegar o BRT, porque eles tem opção de ir por Sulacap e fazer integração Transolímpica", disse.
Segundo o Corpo de Bombeiros, agentes foram acionados às 20h30. Inicialmente, a ocorrência seria para combater o fogo em um dos articulados, mas o incêndio se alastrou e acabou atingindo a estação. Por volta das 22h30, as chamas já haviam sido controladas, já que o e módulo parador não foi danificado pelo fogo.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação está a cargo da 43ª DP (Guaratiba). A perícia foi realizada no local e diligências estão em andamento para apurar as causas do incêndio.

Na última segunda-feira (4), um ônibus do BRT pegou fogo em em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Na ocasião, agentes do Quartel de Santa Cruz foram acionados às 8h30 até a Rua Felipe Cardoso, esquina com a Avenida Antares, no corredor Transoeste, para controlar as chamas. Também não houve vítimas.

Leia mais