Publicado 18/09/2022 10:35 | Atualizado 18/09/2022 11:05
Rio - O primeiro dia do mutirão de cadastramento e atualização do CadÚnico registrou 3.266 atendimentos nos oito polos montados pela prefeitura. Cerca de 300 profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) atuaram na ação, que aconteceu neste sábado (17), nos bairros Bonsucesso, Rocha, Pavuna, Rio das Pedras, Madureira, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz.
"Estamos unindo esforços nesses mutirões para atender o máximo possível de pessoas. Esse tem sido o nosso desafio desde que ocorreu o criminoso ataque hacker aos computadores da Prefeitura", enfatizou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.
Pouco antes do início dos atendimentos, que começou às 9h, as equipes da SMAS se preparavam para cadastrar e atualizar as famílias em formulários de papel, pois o sistema do CadÚnico estava fora do ar e só foi normalizado faltando cinco minutos antes dos trabalhos começarem. Durante a última semana, os Cras de quase toda a cidade registraram longas filas.
"Eu não tenho ninguém pra ficar com a minha filha e tento alguns trabalhos como autônoma fazendo sobrancelhas. Mas está muito difícil, porque eu só posso atender em casa e as clientes não aceitam. Eu quero muito trabalhar, mas sinto que há uma resistência nas empresas com pessoas que têm filhos. O pouco que eu consigo eu compro gás, comida e tento pagar o aluguel. Conseguir hoje realizar o meu Cadastro Único me dá uma esperança muito grande de poder viver melhor. Essa ajuda está sendo de muito valor pra mim e para minha filha", contou a técnica de enfermagem desempregada há um ano, Carla Monique Azevedo, 27 anos, mãe de uma filha de 3, que conseguiu se cadastrar neste sábado no polo de Campo Grande.
"Estamos unindo esforços nesses mutirões para atender o máximo possível de pessoas. Esse tem sido o nosso desafio desde que ocorreu o criminoso ataque hacker aos computadores da Prefeitura", enfatizou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.
Pouco antes do início dos atendimentos, que começou às 9h, as equipes da SMAS se preparavam para cadastrar e atualizar as famílias em formulários de papel, pois o sistema do CadÚnico estava fora do ar e só foi normalizado faltando cinco minutos antes dos trabalhos começarem. Durante a última semana, os Cras de quase toda a cidade registraram longas filas.
"Eu não tenho ninguém pra ficar com a minha filha e tento alguns trabalhos como autônoma fazendo sobrancelhas. Mas está muito difícil, porque eu só posso atender em casa e as clientes não aceitam. Eu quero muito trabalhar, mas sinto que há uma resistência nas empresas com pessoas que têm filhos. O pouco que eu consigo eu compro gás, comida e tento pagar o aluguel. Conseguir hoje realizar o meu Cadastro Único me dá uma esperança muito grande de poder viver melhor. Essa ajuda está sendo de muito valor pra mim e para minha filha", contou a técnica de enfermagem desempregada há um ano, Carla Monique Azevedo, 27 anos, mãe de uma filha de 3, que conseguiu se cadastrar neste sábado no polo de Campo Grande.
Maria dos Remédios de Souza, que conseguiu atualizar seu cadastro no polo de Rio das Pedras contou que usará o benefício para cuidar dos filhos, um deles, recém-nascido. "Trabalho como faxineira, mas com a gravidez e o puerpério precisei parar. Meu namorado me ajuda com o aluguel e o pai dos meus três primeiros filhos não ajuda com nada. A situação da minha família não é fácil. Estou muito feliz de ter conseguido atualizar o meu CadÚnico, estamos precisando muito", desabafou Maria dos Remédios.
Durante a semana, os 47 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) continuarão atendendo a população, das 8h às 17h. O número de atendimentos foi aumentado de 60 para 90 desde a última quinta-feira (15), quando foram disponibilizados mais 100 computadores para os Centros.
A prefeitura informou que os endereços dos oito polos especiais de atendimento, que funcionarão no próximo sábado (24), serão divulgados durante os próximos dias.
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