Publicado 29/09/2022 07:16
Rio - O Rio de Janeiro permanece em estágio de mobilização nesta quinta-feira (29), por conta da chuva que atinge o município desde a tarde de quarta-feira (28). Ao longo do dia, o transporte de umidade do oceano vai manter o tempo instável, com céu nublado a encoberto. A previsão é de continue chovendo de forma fraca a moderada durante a manhã. As regiões que registraram os maiores acumulados na noite de ontem e madrugada foram Grande Méier, Tijuca, Alto da Boa Vista, Madureira, Garajaú e Rocinha.
Já na manhã desta quinta-feira, diversos bairros tiveram chuva moderada. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em apenas um dia, choveu a metade da média de chuva de setembro na cidade. O total registrado hoje, de 110,2 mm, no Alto da Boa Vista, foi praticamente o dobro da média para todo o mês, que é de 219,5 mm. Considerando a chuva desde o início de setembro, o total já é de 261,7 mm, valor 19% acima da média.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), um acidente com um ônibus e dois carros ocupa uma faixa da pista lateral da Avenida das Américas, no sentido São Conrado, na altura da estação do BRT Santa Mônica Jardins. O trânsito apresenta retenção na região. Na Avenida Marechal Rondon, uma ocorrência com dois carros também ocupa uma faixa, na altura do viaduto Noel Rosa, provocando retenção. A Guarda Municipal atua no local.
No Viaduto 31 de Março, há um acidente com dois carros na altura do Catumbi, no sentido Santo Cristo. O trânsito tem reflexos desde a Rua Pinheiro Machado. Mais cedo, um acidente com três carros ocupou uma faixa da Linha Vermelha, no sentido Centro, na altura da Infraero, e outra na Rua São Cristóvão, com um ônibus também interditou uma faixa, na altura da Linha Vermelha.
A Estrada da Grota Funda foi parcialmente interditada, em Guaratiba, no sentido Santa Cruz, por conta da queda de um galho. Também houve uma queda de árvore na Rua Marquês de Abrantes, na altura do nº 158, no Flamengo. As equipes também atuam em um bolsão d'água na Avenida Armando Lombardi, próximo da estação do BRT Jardim Oceânico, no sentido Recreio, e na Estrada do Itanhangá, na altura do nº 1.020, próximo ao condomínio Vale do Itanhangá.
Ocorreram ainda bolsões d'água nas ruas Santos Lima, altura da Rua Escobar, em São Cristóvão, e Tonelero, na altura da Rua Siqueira Campos, em Copacabana, além de nas avenidas Borges de Medeiros, na altura da Praça Marcos Tamoyo, na Lagoa, e Epitácio Pessoa, na altura da Rua Vinicius de Moraes, em Ipanema.
Na Avenida Brasil, há retenção no sentido Centro, entre Bangu e Guadalupe, além de em Irajá e de Bonsucesso ao Caju. No sentido Zona Oeste, há pontos de lentidão. Na Linha Vermelha, há retenção no sentido Centro, entre Caxias e o Galeão e do Fundão ao Caju. Na Avenida Ayrton Senna, um carro enguiçado ocupa uma faixa da pista central da via, no sentido orla, na altura do Ponte Santos Dummont, trânsito com retenção.
Na Linha Amarela, o sentido Fundão registra trânsito lento da saída 6, em Maria da Graça, até a saída 9, na Avenida Brasil. Já o sentido Barra tem lentidão da saída 1A, na Estrada do Pau Ferro, ao acesso à Avenida Ayrton Senna. Na Ponte Rio-Niterói, o tempo de travessia para a capital fluminense é de 46 minutos, com lentidão na Reta do Cais. Já para ir a Niterói, o fluxo é normal, com travessia de 13 minutos.
Na manhã de hoje, quem optou pelos trens para fugir do trânsito também encontrou transtornos. Desde as 4h45, uma ocorrência no sistema de sinalização fez com que o ramal Belford Roxo operasse com horário irregular. Os passageiros ainda vão precisar trocar de composição na estação Mercadão de Madureira para seguir viagem até os terminais. De acordo com a SuperVia, concessionária que administra o serviço, os demais ramais operam normalmente.
"Caiu uma chuva, ramal Belford roxo não funciona. Já não funciona em dias normais, quando cai a chuva que piora a situação", se queixou um usuário. "SuperVia gosta muito de humilhar os usuários do Ramal de Belford Roxo", desabafou outro. "Tem passageiro pulando das plataformas de um lado para outro, não se sabe qual composição vai sair. Olha o descaso com o trabalhador", lamentou mais um.
Frente fria vai fechar tempo até domingo
A chuva deve permanecer na cidade do Rio até o próximo domingo (2), por conta da atuação de áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste e a aproximação e passagem de uma frente fria. Com vento forte, os termômetros podem registrar máxima de 22º C e mínima de 16º C nesta quinta-feira. Já na sexta-feira (30), pode chover fraco a moderadamente e as tempuraturas podem ficar entre os 22º e 13ºC. Os ventos ficam moderados.
O fim de semana também não será de praia. No sábado (1º), há previsão de pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde, com vento fraco a moderado. A máxima pode chegar aos 24º C, com mínima de 15º C, e o céu ficará nublado a encoberto. Já o domingo (2) deve ser de chuva fraca, com termômetros podendo chegar aos 25º C, com mínima de 15º C. Os ventos ficam fracos a moderados e o dia será nublado a encoberto.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.