O CREAS Stella Maris fica na Estrada dos Maracajas, Ilha do GovernadorReprodução Google
Publicado 19/10/2022 15:37 | Atualizado 19/10/2022 15:40
Rio – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Stella Maris, na Ilha do Governador, Zona Norte, teve que suspender suas atividades, nesta quarta-feira (19), por conta de um tiroteio nas proximidades. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a ação foi realizada para não colocar em risco a vida dos beneficiários e dos funcionários.

Ainda de acordo com a SMAS, as 45 pessoas que estavam presentes no momento para inscrição e atualização do CadÚnico foram acomodadas no interior do Creas para serem atendidas. 
A Polícia Militar informou que, nesta quarta-feira, agentes do 17º BPM (Ilha do Governador) e de outros batalhões subordinados ao 1º Comando de Policiamento de Área (Centro, Zona Sul e parte da Zona Norte) atuaram na região da Vila Joaniza, na Ilha do Governador, para coibir movimentações criminosas. O Creas Stella Maris fica na Estrada dos Maracajas, a poucos quilômetros de onde aconteceu a ação.

No início da manhã, policiais militares estariam atuando no local quando homens atiraram contra as equipes, dando início a um confronto. Após o tiroteio, os agentes apreenderam uma pistola, munições, um carregador, 165 invólucros de maconha, 112 invólucros de skank e 94 invólucros de crack. A ação foi encerrada ainda pela manhã.

A ocorrência foi encaminhada para a 37ª DP (Ilha do Governador).

SMAS abriu 15 polos emergenciais de atendimento do CadÚnico
O Creas Stella Maris é um dos 15 polos emergenciais abertos pela Secretaria de Assistência Social (SMAS), na última terça-feira (18), para inscrição e atualização de CadÚnico (cadastro dos programas sociais federais). O novo esquema vai funcionar por um período de 30 dias, de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e no Centro Pop Bárbara Calazans da rede da SMAS, localizados em áreas estratégicas da cidade.

Além disso, está sendo desenvolvido um aplicativo de agendamento, o CadRio, para progressivamente acabar com as filas. A SMAS, que historicamente atendeu por ordem de chegada e não faz agendamento, informou que agora quer modificar essa cultura para atender melhor o cidadão. O aplicativo tem previsão de lançamento para o fim deste mês e deverá funcionar com o critério de vagas disponíveis. Atualmente, o cidadão procura o Cras mais próximo de sua casa. Com o aplicativo poderá agendar em qualquer uma das unidades de atualização e cadastramento de CadÚnico.

De acordo com a SMAS, desde 1º de janeiro de 2021, foram feitas 404.434 novas inscrições e 347.509 cadastros foram atualizados de famílias no CadÚnico. Essa demanda foi progressiva: desde outubro do ano passado, aumentou cerca de 500%. Os 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), estão com capacidade para atender 90 famílias cada um, com 300 computadores em operação, das 8h às 17h, de segunda a sexta, totalizando 4.230 atendimentos diariamente.
Leia mais