Manifestantes bloquearam a Estrada Miguel Salazar na Cidade de Deus nesta sexta-feira (17)Reprodução
Publicado 17/03/2023 16:54
Publicidade
Rio - Manifestantes voltaram a interditar a Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, na Praça da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta sexta-feira (17) contra a ação policial realizada nesta semana na comunidade que deixou três suspeitos mortos e 23 presos.
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) estiveram no local para controlar e negociar a abertura de um dos trechos da via. A PM informou que o protesto aconteceu com o objetivo de reivindicar a prisão do motorista de um caminhão detido após transportar 14 suspeitos de pertencerem ao tráfico de drogas na caçamba do veículo na quarta-feira (15). A corporação disse que os homens estavam fugindo da ação policial. Eles foram encontrados na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.
A PM ressaltou que o policiamento foi reforçado na Cidade de Deus nesta sexta-feira (17). Segundo o Centro de Operações Rio (COR), o protesto bloqueou ambos os sentidos da estrada, mas já foi parcialmente liberado.
Mortos e presos durante operação
A Cidade de Deus não registrou novos confrontos depois do fim da operação na quarta-feira (15) até esta sexta-feira (17). No dia da ação policial, 2.581 alunos chegaram a ficar sem aulas, depois que nove instituições de ensino da rede precisaram interromper as atividades. As unidades de saúde da região também sofreram alterações no dia com quatro delas não prestando atendimento à população por questões de segurança.
A atuação da PM na Cidade de Deus na quarta provocou protestos em diversas vias próximas à comunidade depois de três homens serem mortos. A corporação informou que os agentes foram atacados a tiros durante uma incursão no interior da comunidade, o que deu início a um confronto. Três suspeitos foram atingidos, socorridos e levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiram. Duas pistolas e uma granada foram apreendidas.
No mesmo dia, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins e do 3º BPM (Méier) prenderam 15 suspeitos dentro de um caminhão na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. A PM informou que os homens estavam fugindo da Cidade de Deus em direção à comunidades da Zona Norte. Junto com eles, seis fuzis, nove pistolas, carregadores, coletes balísticos e diversas drogas foram apreendidas. O veículo onde estavam também ficou detido. A ocorrência foi apresentada na 26ª DP (Todos os Santos).
De noite, a PM recebeu uma denúncia de que traficantes teriam se escondido em um condomínio próximo à Rua Retiro dos Artistas, para fugir da operação que acontecia na Cidade de Deus. Agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e do 18º BPM (Jacarepaguá) interceptaram um carro na Estrada do Tindiba, entre os bairros Taquara e Pechincha, e prenderam quatro criminosos, um deles identificado como Glauber. Conhecido como GL, o homem é apontado como uma das lideranças da Gardênia Azul. Um fuzil, duas pistolas, carregadores e munições foram apreendidos com eles.
Durante as ações no interior da Cidade de Deus, três pessoas foram presas por equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), sendo um homem conduzindo uma motocicleta com chassi raspado e a numeração do motor ilegível; um segundo foragido com dois mandados de prisão em aberto e uma mulher também com um mandado de prisão em aberto em seu desfavor. Os três conduzidos foram apresentados na 32ª DP (Taquara).
A PM ainda informou que agentes do BPCHq foram atacados a tiros em uma área de mangue e houve confronto. Após estabilizarem a região, os policiais prenderam um criminoso portando um fuzil AR-15 e uma mochila contendo diversas unidades de entorpecentes.
Publicidade
Leia mais