Nesta quinta-feira, o 18º BPM (Jacarepaguá) reforça o policiamento ostensivo na Avenida Miguel Salazar, no entorno da Cidade de DeusDivulgação/Polícia Militar

Rio - Após um dia de tensão com confrontos, barricadas incendiadas e manifestações com vias fechadas, na manhã desta quinta-feira (16), o 18º BPM (Jacarepaguá) reforçou o policiamento ostensivo no entorno da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Ao longo de toda a quarta-feira (15), a comunidade foi alvo de uma grande operação da Polícia Militar, que deixou três suspeitos mortos e 23 presos. Entre as prisões, está a de uma das lideranças do tráfico de drogas da Gardênia Azul. 
A Cidade de Deus não registrou novos confrontos depois do fim da operação e nesta quinta-feira, todas as escolas municipais prestaram atendimento presencial, sem alteração. Ontem, 2.581 alunos chegaram a ficar sem aulas, depois que nove instituições de ensino da rede precisaram interromper as atividades. As unidades de saúde da região também funcionaram normalmente hoje, depois de quatro delas não terem prestado atendimento à população nesta quarta-feira, por conta da insegurança. 
Durante a noite, a PM recebeu uma denúncia de que traficantes teriam se escondido em um condomínio próximo à Rua Retiro dos Artistas, para fugir da operação que acontecia na Cidade de Deus. Agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e do 18º BPM (Jacarepaguá) interceptaram um carro na Estrada do Tindiba, entre os bairros Taquara e Pechincha, e prenderam quatro criminosos, um deles identificado como Glauber. Conhecido como GL, o homem é apontado como uma das lideranças da Gardênia Azul. Um fuzil, duas pistolas, carregadores e munições foram apreendidos com eles. 
Mais cedo, a PM também conseguiu prender 19 homens que tentavam fugir para o Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio, na caçamba de um caminhão. O grupo foi localizado pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Lins e pelo 3º BPM (Méier), na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. O momento foi registrado por quem passava pelo local. Confira abaixo. Com eles, foram apreendidos sete fuzis, onze pistolas e coletes balísticos. O veículo também foi retido. 
Já dentro da comunidade, três suspeitos morreram durante um confronto com o Bope e outras quatro pessoas foram presas. Um deles com uma motocicleta com chassi e motor adulterados; um com dois mandados de prisão em aberto; uma mulher com um mandado de prisão pendente; além de outro na área de mangue, com um fuzil e mochila com drogas. Ao todo, as ações de ontem apreenderam oito fuzis, dez simulacros de fuzis, 13 pistolas e mais de 110 quilos de drogas.

A ação da Polícia Militar na Cidade de Deus pretendia sufocar a expansão do Comando Vermelho por comunidades cariocas dominadas por milicianos e outros grupos criminosos. Desde o início do ano, a região vive uma guerra pelo controle do território, com constantes confrontos, além de frequentes operações policiais. Segundo a PM, a favela seria o local escolhido pelo CV para servir como base para a disputa e o "coração dos problemas que acontecem em Jacarepaguá".