Publicado 02/05/2023 13:49
Rio - Familiares e amigos de Daniel Linhares Catremo Lapa, de 23 anos, morto no desabamento de uma casa no Morro da Cotia, no Complexo do Lins, na Zona Norte, estiveram no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro do Rio, no início da tarde desta terça-feira (2), para liberar o corpo. O desmoronamento aconteceu na noite de segunda-feira (1º) e também deixou oito pessoas da mesma família feridas.
De acordo com uma vizinha que esteve no IML para acompanhar parentes da vítima, que estavam muito abalados, Daniel não morava na residência, mas estava no local assistindo a um jogo de futebol com um amigo. O jovem estava no terceiro andar quando o imóvel desmoronou. Segundo Mikaella Reis dos Santos, ele foi um dos últimos a serem resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
"Ele estava no terceiro andar. Ele estava assistindo o jogo com um amigo, esse amigo já foi socorrido, está bem, já está de alta. Só que ele (Daniel) foi um dos últimos (a ser socorridos) e não teve o final que nós gostaríamos", desabafou a vizinha, que contou que o amigo era feirante e fazia faculdade de medicina. "Era uma pessoa incrível, um menino incrível, um menino batalhador, sempre lutou, correu atrás. O pai dele falou que não sabe como vai ficar, porque ele era quem corria atrás de tudo", lamentou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) também acompanha a família de Daniel nos trâmites no IML. Não há informações sobre o horário e local do sepultamento da vítima. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo) e será transferido para investigação na 26ª DP (Todos os Santos).
De acordo com a Defesa Civil, o imóvel era uma construção irregular, erguida em uma encosta, que não suportou o peso da estrutura e acabou desmoronando. O órgão realizou vistorias na comunidade durante a manhã e outras duas casas também foram interditadas. Segundo a SMAS, três famílias foram afetadas, impactando 21 pessoas, sendo dez adultos, duas lactantes, seis crianças e três adolescentes. Rafael Torres Suzano, 36, dono da residência que foi resgatado com vida, esteve no local hoje e lamentou a morte do jovem.
"Infelizmente, peço desculpa à família do Daniel, porque não foi coisa premeditada. Ele era amigo dos meus sobrinhos, ele estava aqui constantemente. Se fosse uma coisa que eu já sabia, rachadura, uma coisa assim, eu teria saído, tirado minha família, para isso não acontecer. Bens materiais, estou triste, mas estou muito alegre por toda a nossa vida e um pedacinho da grande tristeza da família do Daniel. Que isso venha servir para mim e para todo mundo com uma lição de vida", disse Rafael.
Além do dono do imóvel, os bombeiros resgataram um bebê e duas mulheres. Uma criança e outras três pessoas foram resgatadas por moradores. De acordo com o Hospital Federal do Andaraí, na noite de ontem, uma mulher identificada como Rosilene da Silva e Valentina da Silva, de 5 anos, deram entrada no local. A criança recebeu alta hospitalar na manhã desta terça-feira, enquanto a mulher segue internada em estado estável.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que três vítimas do desabamento foram levadas para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Ravi da Silva, 1 ano, e Rawana da Silva, 16 anos, permanecem na unidade, enquanto Rafael recebeu alta. No Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, há mais três internados: Vitória da Silva Barbosa, de 21 anos, Lavínia da Silva, 2 anos, e Yan da Silva, de 5 anos. Todos estão em estado estável.
Nome das vítimas
- Rafael Torres Suzano, 36 anos, recebeu alta do Hospital Salgado Filho;
- Ravi da Silva, 1 ano, filho de Rawana, está internado em estado estável no Hospital Salgado Filho;
- Rawana da Silva, de 16 anos, está internada em estado estável no Hospital Salgado Filho;
- Vitória da Silva Barbosa, de 21 anos, está internada em estado estável no Hospital Souza Aguiar;
- Lavínia da Silva, 2 anos, está internada em estado estável no Hospital Souza Aguiar;
- Yan da Silva, 5 anos, está internado em estado estável no Hospital Souza Aguiar;
- Rosilene da Silva está internada no Hospital Federal do Andaraí;
- Valentina da Silva, de 5 anos, recebeu alta do Hospital Federal do Andaraí.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.