Operação contou com cães de busca e resgate do canil da corporaçãoDivulgação/CBMERJ

Rio - Uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas, entre elas uma criança e um bebê, após o desabamento de uma residência, na noite desta segunda-feira (1º), no Morro da Cotia, dentro do Complexo do Lins dos Vasconcelos, na Zona Norte do Rio. Parte das vítimas foi socorrida por moradores da região e outra pelo Corpo de Bombeiros, que também encontrou um homem já sem vida. 
Segundo os bombeiros, militares do quartel do Grajaú foram acionados para o desabamento de uma edificação de três pavimentos, por volta das 20h, na Avenida Menezes Cortes (Estrada Grajaú-Jacarepaguá), no número 820, no Engenho Novo. Chegando ao local, os militares foram informados que uma criança foi socorrida por populares e levada para o Hospital Federal do Andaraí. Os moradores também resgataram outras três pessoas com vida dos escombros. 
No local, os bombeiros resgataram um bebê, duas mulheres, sendo uma com ferimentos moderados, e um homem com ferimentos leves. De acordo com o Hospital Federal do Andaraí, na noite de ontem, uma mulher e uma menor deram entrada no local. Elas estão recebendo tratamento e o quadro delas é considerado estável.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que três vítimas do desabamento foram levadas para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Uma pessoa e uma criança estão estáveis, enquanto Rafael Torres Suzano, 36, já recebeu alta. No Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, há mais três internados em estado estável. As unidades não informaram as identificações dos feridos e o grau de parentesco entre eles.
Além dos oito feridos, uma vítima foi encontrada sem vida sob os escombros. O corpo do homem, identificado como Daniel Linhares Catremo Lapa, de 23 anos, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, e passará por exame de necropsia. Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo) e será transferido para investigação na 26ª DP (Todos os Santos).
A operação do Corpo de Bombeiros contou com mais de 60 militares de dez quartéis, incluindo especialistas do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), com apoio de cães de busca e resgate do canil da corporação (2° GSFMA) e de drones (COVANT). Por conta da ação, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá chegou a ficar interditada, em ambos os sentidos. Nesta terça-feira (2), equipes da prefeitura estão no local e a via tem uma faixa ocupada no sentido Grajaú.