Estátua foi instalada no trecho da Baía de Guanabara, na Urca, em 1959Divulgação
Publicado 24/06/2023 11:00
Publicidade
Rio - A estátua de São Pedro do Mar, que havia sido derrubada pela força da ventania, durante uma ressaca em agosto de 2022, foi reinstalada pela prefeitura na Urca, Zona Sul do Rio, na última quinta-feira (22). São Pedro, que é padroeiro dos pescadores e tem seu dia de celebração em 29 de junho, também é considerado o "santo das chuvas".
A escultura de bronze, instalada em uma pedra no meio das águas da Baía de Guanabara, precisou de um esquema especial para ser recolocada, levando em conta as condições do tempo e do mar.
A Secretaria Municipal de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, contou com o apoio do Iate Clube do Rio. A operação foi executada em dois dias — no primeiro, foi demolida a base antiga e feita outra fundação. No segundo dia, foi instalada a imagem, em um processo que durou cerca de 5h.
A imagem passou por um processo de seis meses de restaração, sob a supervisão do artista plástico e saxofonista Edgard Duvivier, filho do responsável pela obra, o escultor Edgard Duvivier (1916-2001). Os serviços incluíram a decapagem da escultura, feita em bronze, e reparos das partes danificadas executados em uma fundição.
A peça foi inaugurada em 1959. O autor também é avô do ator e humorista Gregório Duvivier.
Inicialmente, a escultura ficaria no fundo do mar, perto das Ilhas Cagarras, mas foi instalada na Urca a pedido da igreja e de um grupo de pescadores. São Pedro é considerado pelos católicos o guardião do Reino dos Céus, e padroeiro dos pescadores.
Publicidade
Leia mais