Dani Suzuki e o maquiador Rico Tavares são amigos há 25 anosReprodução
Publicado 12/09/2023 16:14
Publicidade
Rio - O maquiador de famosos Ricardo Luiz Milane Tavares, de 46 anos, conhecido como Rico Tavares, está precisando de doação de sangue após iniciar o procedimento de hemodiálise no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. De acordo como boletim médico, o paciente enfrenta problema nos rins, por isso o tratamento começou a ser feito. Rico está internado há 21 dias e seu estado de saúde é considerado grave.
A campanha de pedido de doação de sangue foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na tarde desta terça-feira (12). As doações podem ser feitas nos bancos de sangue Serum (unidades do Centro do Rio e Barra da Tijuca) e no Hospital da Posse Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Na segunda-feira (11), a amiga do maquiador, Dani Suzuki, chegou a desmentir a campanha em suas redes sociais, no entanto, conforme apurado pelo DIA, a atriz e apresentadora não estava ciente que o amigo havia iniciado hemodiálise. Dani Suzuki acompanhou Rico nos primeiros dias de internação e compartilhou sobre o caso do amigo em suas redes.
Rico ficou desaparecido por dois dias e foi encontrado no dia 24 de agosto em estado grave no HEAT. A 74ª DP (Alcântara) investigou o caso e concluiu que o maquiador havia sido atropelado no dia 22 do mesmo mês. De acordo com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), inicialmente responsável pelo desaparecimento do maquiador, análises de imagens de câmeras de segurança comprovaram que Rico foi vítima de um atropelamento. O acidente também já havia sido registrado na 74ª DP (Alcântara) e o condutor do outro veículo prestou socorro.
Popular por trabalhar com famosos como Maitê Proença, Dani Suzuki e João Vicente, Rico tinha um trabalho de maquiagem marcado com a atriz Letícia Spiller, em Itaboraí, também na Região Metropolitana do Rio, quando foi dado como desaparecido. Segundo informações compartilhadas por amigos, antes de ir para o local do ensaio, o maquiador parou em Itaipuaçu, distrito de Maricá.
Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.

Condições básicas para doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião;
– Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
– Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
– Há medicamentos que podem impedir a doação. Confira algumas restrições em nossa lista de impedimentos;
– Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira de doador. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;
– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar duas horas antes da doação.
Publicidade
Leia mais