Faixa pede mais segurança na Avenida 24 de Maio, no RochaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Publicado 25/10/2023 11:45
Publicidade
Rio - Novos assaltos voltaram a acontecer nas ruas do bairro Rocha e Riachuelo, na Zona Norte do Rio, mesmo após moradores espalharem faixas alertando as pessoas sobre o alto índice de roubos e furtos que vêm ocorrendo na região. Segundo os vizinhos, o policiamento chegou a ser reforçado no início desta semana, mas não o suficiente para inibir a ação de criminosos.

As faixas foram expostas no sábado (21). Um dos casos mais recentes aconteceu por volta das 21h desta terça-feira (24) na Rua 24 de maio. No momento do assalto, dois suspeitos em uma motocicleta abordaram um veículo e ameaçaram a vítima com uma arma. A cena foi flagrada por um morador da região.

"Esse assalto foi entre 2 locais que colocamos faixa, a cerca de 200m de um e 500m de outro", explica um morador.

Na segunda (23) um outro caso foi registrado na Rua Almirante Ari Parreiras, também no Rocha. Nas imagens, uma mulher e um adolescente são abordados por um suspeito em uma motocicleta e obrigados a entregar o aparelho celular.

No domingo (22), uma câmera de segurança flagrou mais dois suspeitos saindo de um táxi e assaltando o motorista de um veículo que estava estacionando. Nas imagens, eles parecem roubar alguns pertences e em seguida fogem no mesmo táxi que os aguardavam. Esse caso ocorreu na Rua Marechal Bittencourt, no Riachuelo, local em que uma das faixas avisando sobre os assaltos foi exposta.

De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, as faixas chegaram a trazer mais policiamento, mas não o tempo inteiro.

"Eles estão fazendo mais policiamento, mas a situação aqui é complicada. Parece que todos os bandidos do Rio vem roubar aqui. A polícia não dá conta. Eles (policiais) já não rodavam por aqui, mas esses dias mesmo rodando, não adiantou", lamentou.

O que diz a PM

Em relação ao policiamento, a PM informou que o 3°BPM (Méier) distribui os esforços do policiamento ostensivo com foco nos dados apontados pela mancha criminal, “visando coibir e prevenir todas as práticas delituosas na área de atuação da unidade”.
A corporação disse ainda que ações ostensivas, como rondas e abordagens, são empregadas nas ruas dos bairros e que a região também conta com o reforço de equipes através do Regime Adicional de Serviço (RAS).
"Vale ressaltar que o comando da unidade vem empregando esforços contínuos naquela região, estratégias essas que já culminaram com a prisão de cerca de 800 criminosos e a apreensão de 91 adolescentes somente neste ano", diz em nota.
De acordo com os últimos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em um comparativo entre janeiro e setembro de 2023 e 2022, houve queda de 11.1% no indicador total de roubos de veículos na área de policiamento do 3ºBPM (Méier). No entanto, moradores acreditam que os números tenham apresentado queda devido a falta de registro.
"As pessoas estão cansadas e não fazem mais registro de ocorrência. Muita gente deixa pra lá. Não é porque não acontece. Não vi melhora nenhuma. É porque não melhora", explica uma moradora.
Em comunicado, a PM reforçou a importância da colaboração da população realizando denúncias através do telefone do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, ou acionando as equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.
Publicidade
Leia mais