O protesto está sendo monitorado pela Polícia MilitarReprodução
Publicado 22/08/2024 15:40 | Atualizado 22/08/2024 19:14
Rio -  Manifestantes fecharam parte da Avenida Marechal Rondon, na altura do Viaduto Noel Rosa, sentido Centro, na Zona Norte, na tarde desta quinta-feira (22). Latas de lixo foram usadas para bloquear o trânsito em um dos acessos ao Morro do São João, no Engenho Novo. O ato durou cerca de quatro horas.
Publicidade
O protesto foi monitorado pela Polícia Militar, que informou não ter registros de prisões ou apreensões durante o ato. Segundo o Centro de Operações Rio, o trânsito ficou em boas condições no trecho.
A manifestação teve início após equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João prenderem um traficante na Comunidade do Qiueto, no Engenho Novo. Com ele, os militares apreenderam uma bolsa com drogas, R$ 300 em espécie e um caderno com anotações do tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada na 25ª DP (Engenho de Dentro).
Guerra entre facções rivais
Na noite do último domingo (8), um ataque a tiros deixou quatro mortos e outras três pessoas feridas na Praça Barão de Drummond, próximo ao Morro dos Macacos.
Segundo testemunhas, acontecia um evento na localidade, com a presença de diversas famílias e até mesmo crianças, quando criminosos armados, que seriam da facção rival pertencentes ao Morro do São João, chegaram atirando.
A região de Vila Isabel, em especial o Morro dos Macacos, vem sendo palco de uma constante guerra pelo controle territorial entre o Terceiro Comando Puro (TCP), que domina atualmente a comunidade, e o Comando Vermelho (CV). Desde o início desse ano, a região sofre com tentativas de invasões de traficantes do Morro São João, no Engenho Novo, controlado pelo CV.
Segundo a Polícia Civil, durante o ataque morreram Walace de Oliveira Cláudio, de 35 anos, Gabriel Pereira Candido, 24, Pedro Henrique Pereira dos Santos, 18, Pedro Henrique Barbosa da Conceição, também de 18; e o adolescente T. M. L, de 17. Outras duas pessoas foram baleadas.

Leia mais