Escavação foi realizada na horta do Instituto Penal Vicente Piragibe, em BanguDivulgação
Publicado 02/09/2024 16:17
Rio - Policiais penais descobriram, nesta segunda-feira (2), um túnel que seria usado por presos para fugir do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que a escavação seria usada para uma fuga em massa de presos do Comando Vermelho, que cumprem pena em regime semiaberto na unidade.
Publicidade
A Subsecretaria de Gestão Operacional e a Coordenação de Unidades Prisionais de Gericinó identificaram a entrada de um túnel na horta do presídio. Existe a suspeita de que o túnel foi escavado por presos que trabalhavam no local.
O Instituto Penal Vicente Piragibe abriga lideranças da facção como: Márcio Aurélio Martinez Martelo, o Bolado, que permaneceu no pátio da penitenciária após o toque de recolher para ser resgatado por um helicóptero em 2021Bruno Eduardo da Silva Procópio, o Piná, acusado de planejar vários ataques a Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em 2014; Ilan Nogueira Sales, o Capoeira; e Gilberto Soares Alves, o Caveirinha.
"Trata-se de mais uma ação bem sucedida da Polícia Penal, que tem investido na formação de nossos servidores para atuar na identificação e combate de ações como essa. No presídio Vicente Piragibe, estão criminosos de alta periculosidade. Todos os envolvidos estão sendo identificados e serão isolados", afirmou a secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel.

A Seap ressaltou que instaurou sindicância para apuração dos fatos e para tentar identificar os responsáveis.
Leia mais