Parazinho (acima) e Khawan são envolvidos com tráfico de drogasDivulgação

Rio - Os quatro homens que permaneceram no pátio do Presídio Vicente Piragibe no último domingo (19) após o toque de recolher da unidade foram transferidos pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para a penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, conhecida como Bangu 1, até a conclusão das investigações sobre o caso. Naquele domingo, dois homens sequestraram um helicóptero para realizar um resgate na prisão.

Os transferidos são Carlos Vinícius Lírio da Silva, o Cabeça do Sabão, identificado pela Polícia Civil como mentor do plano de fuga; Márcio Aurélio Martinez Martelo, o Bolado; José Benemário de Araújo, o Benemário, líder do tráfico do Mandela; e Márcio Gomes de Medeiros Roque, o Marcinho do Turano, que já estava em Bangu 1.
A Corregedoria da Seap realiza diligências nesta quinta-feira (23) no Instituto penal Vicente Piragibe para ouvir os servidores que estavam de plantão no domingo. Foi verificado que próximo à cantina da unidade havia uma pequena fogueira no chão, criando um rastro de fumaça que poderia ser um suposto sinal de localização.
A pasta afirma que imagens das câmeras de monitoramento apontaram movimentação atípica e suposto envolvimento dos internos. Durante a análise, o setor de Inteligência também checou a movimentação em outras unidades prisionais do Complexo de Gericinó, no mesmo horário que seria a tentativa de resgate e não foi encontrada nenhuma movimentação fora do comum nos locais.
Polícia Civil identifica os dois criminosos que tentaram resgatar lideranças do CV de presídio
A Polícia Civil já identificou os dois criminosos que sequestraram o helicóptero. As investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apontaram que Marcos Antônio da Silva, Pará ou Parazinho, e Khawan Eduardo Costa Silva, são os dois homens que estavam a bordo do helicóptero. Os dois criminosos tem envolvimento com o tráfico da favela do Sabão, no Centro de Niterói.

Rota para a ação

A Draco apurou que ainda no domingo, Parazinho e Khawan solicitaram um carro de aplicativo, na favela do Santo Cristo, no Fonseca, em Niterói, com destino ao heliponto da Lagoa, na Zona Sul do Rio. No local, eles decolaram para seguir viagem para Angra dos Reis, mas antes, pararam para abastecer a aeronave no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Ao chegarem na Costa Verde, a dupla se hospedou em um hotel de luxo, até retornar para o helicóptero e, então, dar continuidade ao plano de resgate.