Ônibus colidiu com uma pilastra do Elevado do Gasômetro, em São CristóvãoPedro Teixeira
Publicado 21/09/2024 08:57
Rio - Um ônibus do BRT Transbrasil colidiu com uma pilastra do Elevado do Gasômetro neste sábado (21), nas proximidades do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em São Cristóvão, Zona Norte. Ao todo, 64 pessoas ficaram feridas, sendo 57 encaminhadas para hospitais do Rio. De acordo com informações preliminares, o motorista, Douglemar Rocha, 32 anos, teria sofrido um mal súbito e perdido o controle. 
Publicidade
Segundo o Corpo de Bombeiros, militares do quartel Central foram acionados às 6h06 para as proximidades da estação do Into, sentido Terminal Gentileza. A corporação informou que bombeiros de Benfica, Vila Isabel e Ramos também foram chamados. O Samu auxiliou no atendimento às vítimas.
O motorista foi retirado do veículo após ficar cerca de 3h preso nas ferragens. Segundo a corporação, os feridos foram encaminhadas para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador e Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 44 vítimas do acidente deram entrada em quatro hospitais da rede municipal. Segundo a pasta, 23 pacientes já receberam alta já receberam alta e os demais têm quadro de saúde estável. Entre os pacientes atendidos está o motorista do ônibus, que passou por cirurgia ortopédica.
Moisés Barreto, sogro de uma das vítimas do acidente, estava na porta do Hospital Souza Aguiar e contou que o genro está com fortes dores na perna devido ao impacto da batida. "Eu estava saindo de casa e minha filha me ligou dizendo que o BRT em que ele estava tinha batido. Eu corri para lá e quando cheguei, ele estava deitado no chão, com a perna machucada e bateu a cabeça também. Ele reclamou muito de dor na perna, mas não teve nenhuma fratura", explicou ao DIA.
Ao sogro, Rafael Bezerra, 26 anos, contou que tudo aconteceu muito rápido. Ele estava se levantando para descer no Terminal Gentileza quando ocorreu a batida. "Ele foi levantar pra descer do ônibus e foi na hora que bateu. Ele caiu por cima de todo mundo, minha filha estava desesperada e chorando muito porque não sabíamos a gravidade, mas ele está bem, fazendo os últimos exames e vai ser liberado", relatou Moisés.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde disse que 10 feridos no acidente acidente foram encaminhadas ao Hospital Getúlio Vargas, com diferentes tipos de traumas. A SES informou quatro receberam atendimento e tiveram alta. Além disso, um dos pacientes passa por cirurgia e outros cinco seguem em atendimento. 
O acidente ocorreu no sentido Rio, na altura da Rua Santos Lima, e a poucos metros do Terminal Gentileza e da Rodoviária do Rio. Agentes do Centro de Operações Rio (COR), bombeiros e policiais militares estiveram no local. O ônibus envolvido no acidente é da linha 60 do BRT, que faz o trajeto entre o Terminal Deodoro e o Terminal Gentileza.
A Mobi-Rio informou que a operação nesse ponto do corredor ficou sendo feita com sistema de siga e pare. A estação Into ficou interditada no sentido Gentileza por 8h. Os serviços foram normalizados às 13h.
Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão). Segundo a corporação, diligências estão sendo realizadas no local, vítimas estão sendo ouvidas e a perícia foi feita. 
Próximo ao local, outro grave acidente ocorreu no último dia 6. Na ocasião, um ônibus tombou, deixando 27 pessoas feridas nas imediações do Campo de São Cristóvão, na altura da Rua Senador Alencar. Entre as vítimas estava Davi Geovane Guimarães, um menino de 8 anos, que teve o braço arrancado devido ao forte impacto.
Leia mais