Operação ocorre pelo segundo dia consecutivo Reginaldo Pimenta/Arquivo Agência O Dia
Publicado 25/09/2024 08:21
Rio - A Polícia Militar realizou, pelo segundo dia consecutivo, uma operação em comunidades da Zona Norte. Dentre os alvos da ação desta quarta-feira (25) estavam os morros do Trem, Fé e Sereno, além do Conjunto do Ipase, Vila Kosmos e Juramentinho.

O objetivo da corporação foi retirar barricadas e reprimir o crime organizado na região, que abrange os bairros de Vicente de Carvalho, Penha e Vila Kosmos.
Publicidade
Em Vila Kosmos, foi registrado intenso tiroteio desde as primeiras horas da manhã. Segundo a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT), os disparos começaram por volta de 5h e assustaram os moradores.

Através das redes sociais, eles relataram a presença de blindados circulando pela região. "Mais uma operação policial na Penha", escreveu um morador. "Operação pesada na Penha, muitos policiais e blindados, muito mesmo", declarou outro.
Procurada pelo DIA, a Secretaria Municipal de Educação informou que, devido à operação policial, dez escolas das localidades foram impactadas. Em Vicente de Carvalho, três unidades tiveram o funcionamento afetado; em Tomás Coelho, duas; no Engenho da Rainha, uma escola; no Morro da Fé, três unidades; e no Sereno, uma escola. 
A Secretaria Municipal de Saúde disse que na região da Penha, a Clínica da Família Aloysio Augusto Novis mantém o atendimento à população, mas as atividades externas como as visitas domiciliares, estão suspensas. Próximo ao Juramento, o Centro Municipal de Saúde (CMS) Ariadne Lopes de Menezes funciona da mesma forma.
Na comunidade do Sereno, equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) localizaram 20 tabletes de droga, de aproximadamente 2,5kg cada. Participaram também da ação policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), 16ºBPM (Olaria) e unidades subordinadas ao 1º Comando de Policiamento de Área (1ºCPA).
Já na ação realizada na terça-feira (25), a PM apreendeu uma grande quantidade de drogas no Morro da Fé, na Penha Circular. Enquanto no Morro do Trem e Ipase, cerca de 9 toneladas de barricadas foram recolhidas em 13 pontos diferentes das comunidades.
Leia mais