Publicado 26/12/2024 17:23 | Atualizado 26/12/2024 17:44
Rio – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra simpatizantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que estariam dirigindo motos dentro do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Enquanto trafegam pelas vielas do local, eles gritam palavras de comemoração após, segundo relatos da internet, terem assumido o controle da região. O registro ganhou repercussão nesta quinta-feira (26).
Publicidade"É o Comando, p..., receba", diz um dos motoristas. O local, que abriga cerca de 5 mil pessoas e está situada na parte alta de Vila Isabel, era comandado pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Procuradas, as polícias Militar e Civil não responderam aos questionamentos da reportagem até o fechamento desta matéria. O espaço está aberto para manifestações.
Outras publicações nas mídias apontam que os traficantes recém-chegados já teriam dado ordens aos moradores, como a de que filiados do TCP e esposas de membros do CV abandonem o local.
Dias de guerra
A região do Morro dos Macacos está sendo alvo de constantes confrontos. Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que neste ano, a comunidade teve oito vezes mais tiroteios em disputas do que em 2023.
As trocas de tiros acontecem em meio a uma tentativa de expansão territorial do CV, liderada por traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo.
A distância entre as duas favelas é de aproximadamente 4 km, o que facilita a mobilização de traficantes em tentativas de invasões e ações violentas.
Moradores do Morro dos Macacos relataram intensos tiroteios entre bandidos na manhã da última segunda-feira (23). Nas redes sociais, internautas demonstraram revolta com a situação. "10h05 da manhã e já tem tiro em Vila Isabel? Isso mesmo?", questionou uma moradora.
Um homem identificado como Everton Firmo Mesquita, de 33 anos, foi morto a tiros no local no início da tarde do último sábado (21). A Polícia Militar foi acionada e o encontrou morto no local.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.