André Moura ocupa o cargo de secretário de Estado de GovernoEduardo Uzal / Agência O Dia
Publicado 07/07/2025 10:48
Rio - O secretário André Moura (União Brasil) assumiu, interinamente, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana após a exoneração de Washington Reis (MDB). A decisão foi publicada na última sexta-feira (4), em edição extra do Diário Oficial, pelo governador em exercício Rodrigo Bacellar (União Brasil).
Publicidade
O ex-deputado federal acumulará a função com o cargo de secretário de Estado de Governo, que ocupa desde 2024, e como líder da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília, desde 2019. A nomeação não implica com suas funções originais.
Formado em Administração de Empresas, André ingressou na política em 1990, ainda com 18 anos, filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL). Foi prefeito do município de Pirambu, em Sergipe, por dois mandatos consecutivos, no período de 1997 a 2004.
Entre janeiro de 2005 e março de 2006 ocupou o cargo de secretário de Serviços Públicos Metropolitanos de Sergipe. Ainda em 2006, elegeu-se deputado estadual, então filiado ao Partido Social Cristão (PSC).
Entre 2011 e 2019, atuou como deputado federal. Em 2016, assumiu o cargo de líder do Governo na Câmara dos Deputados e, em março de 2017, foi alçado ao posto de líder do Governo no Congresso Nacional.
No Governo do Rio, André já ocupou o cargo de secretário de Estado de Casa Civil e acumulou outras subpastas, como a Cedae, Comunicação, Grandes Eventos, e Planejamento e Orçamento do Estado.
Exoneração
Washington Reis, que ocupava o cargo de secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana desde janeiro de 2023, foi exonerado na última quinta-feira (3) por Rodrigo Bacellar.
Em postagem nas redes sociais, Reis afirmou ter recebido a notícia sobre sua demissão com "surpresa" e que a exoneração ocorreu pelo fato de não declarar apoio a "quem não tem preparo ou capacidade para governar o Estado do Rio de Janeiro."
"Sigo de cabeça erguida, com a consciência tranquila e o orgulho de quem sempre trabalhou com seriedade e compromisso. Continuarei nas ruas, ao lado do povo, fazendo aquilo que sempre me guiou: servir com responsabilidade, lealdade e trabalho."
No fim de junho, Reis - que já foi prefeito de Duque de Caxias em três gestões, deputado estadual por três vezes e deputado federal por duas - foi convocado à prestar esclarecimentos à Comissão de Transportes e Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Transparência, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
Leia mais