Publicado 10/11/2025 21:51 | Atualizado 10/11/2025 21:51
Rio - A Unimed do Brasil vai assumir integralmente, a partir de 1º de dezembro, a responsabilidade pela assistência a todos os beneficiários da Unimed Ferj. A proposta foi apresentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e aprovada durante uma reunião nesta segunda-feira (10).
PublicidadeO encontrou contou com toda a diretoria da reguladora, além do procurador-chefe da Agência, de representantes das duas operadoras, do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública Estadual do Rio de Janeiro. "Com a assinatura desse acordo pelas duas operadoras, vamos restabelecer o pleno atendimento aos beneficiários, prioridade máxima para a ANS", pontuou o diretor-presidente da Agência, Wadih Damous.
A dívida da Unimed Ferj é de aproximadamente R$ 790 milhões. A quitação do débito foi parcelado em 94 parcelas mensais não lineares, dentro de um novo cronograma de amortização que se encaixe na capacidade financeira da reguladora.
Entenda o caso
Há quase três meses, pacientes oncológicos da Unimed Ferj relatam dificuldades no atendimento. Em agosto, diversos usuários que já eram atendidos pela Oncoclínicas e outras unidades foram transferidos para o recém-inaugurado Espaço Cuidar Bem, em Botafogo, Zona Sul, por causa do descredenciamento da operadora. No entanto, houve queixas sobre a falta de profissionais, medicamentos e problemas na estrutura do espaço. O estabelecimento chegou a ser autuado pelo Procon e alvo de uma ação da Justiça.
Na ocasião, a Unimed Ferj alegou que não houve descredenciamento e que a Oncoclínicas permanecia como parte integrante da rede credenciada. Entretanto, em reunião com a ANS, os representantes da empresa afirmaram que receberam da operadora um comunicado informando que todos os pacientes em tratamento oncológico seriam transferidos para o Espaço Cuidar Bem, com o descredenciamento da rede, ao contrário do que a operadora havia informado ao órgão anteriormente.
Por causa das denúncias dos pacientes, a Agência instaurou Direção Técnica na Unimed Ferj para acompanhar o atendimento a pacientes oncológicos e monitorar o Espaço Cuidar Bem presencialmente, por até um ano. A medida determina que um agente externo verifique indícios de risco à continuidade ou à qualidade do atendimento à saúde dos beneficiários.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.