Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, assina o decreto regulamentando o Sandbox RegulatórioBruno Nepomuceno / Prefeitura de Teresópolis
Publicado 30/09/2023 18:00
Publicidade
Estão abertas até 3 de novembro as incrições para o ‘SandBox InovaTerê’ 2023, visando selecionar startups e empresas com soluções de produtos, serviços e experimentos inovadores para o município de Teresópolis. A inscrição, com o envio das propostas, com todos os documentos exigidos, é online por meio do link www.teresopolis.rj.gov.br/inovatere/sandbox.

“A Sandbox incentiva que Teresópolis se torne uma cidade aberta e conectada, possibilitando experimentações de soluções inovadoras a partir de uma rede que busca impacto social, bem-estar e soluções digitais, sendo o objetivo final o melhor atendimento à população”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

O lançamento do edital tem como metas fomentar a inovação na área urbana e rural, através da realização e acompanhamento de testes inovadores em temas especificados pelo município; orientar sobre questões regulatórias durante o desenvolvimento das experimentações a serem realizadas nos ambientes de inovação científica, tecnológica e empreendedora especificadas pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia durante os ciclos de testagem.

“As startups e empresas selecionadas vão desenvolver seus projetos em um ambiente regulatório controlado, com a possibilidade de contratação de soluções inovadoras buscando sempre a excelência na prestação dos serviços públicos”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.
O Sanbox Regulatório de Teresópolis foi regulamentado em março deste ano pelo Prefeito Vinicius Claussen durante evento que contou com a presença do Senador Carlos Portinho (ler mais). O município foi o segundo do estado a regulamentar a iniciativa.
Temas

Serão aceitas soluções de produtos e serviços inovadores relacionados aos seguintes temas: Mudanças climáticas, Redução de Riscos a Desastres Naturais, Inovação na gestão sustentável de resíduos sólidos, Transformação Digital na Saúde, Inovação, novas mídias e Transformação Digital na Educação, Mobilidade Urbana, Conectividade, 5G, IoT e inclusão digital e Inovação na Agricultura Familiar. Também poderão se inscrever projetos na categoria Web3, que tem como foco o uso de Blockchain e Inteligência Artificial na gestão pública com foco na transparência dos atos oficiais.

A seleção dos projetos será realizada em oito etapas, conforme cronograma divulgado no edital, sendo que a previsão para divulgação das soluções que foram selecionadas e consideradas aptas será no dia 13/12. O período dedicado à inserção das Soluções para Cidades Inteligentes no Ambiente Sandbox será de 14/12/2023 a 14/12/2024.

Benefícios

As empresas e startups que participarem do ‘Sandbox InovaTerê’ terão os seguintes benefícios: Aprimoramento da solução e do modelo de negócios, e redução do tempo de maturação; Desenvolvimento de novos produtos; Visibilidade e escalabilidade para a solução; e Possibilidade de flexibilização regulatória, afastando a burocracia e as normas infralegais (Sandbox regulatório).


Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias