Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, assina o decreto regulamentando o Sandbox RegulatórioBruno Nepomuceno / Prefeitura de Teresópolis

Nesta sexta-feira, 24 de março, em um evento organizado pelo Prefeito Vinicius Claussen, que contou com a participação do Senador pelo Rio de Janeiro Carlos Portinho, o líder do executivo assinou um decreto que regulamenta o Sandbox Regulatório de Teresópolis. A iniciativa tem como objetivo principal o fomento à inovação nas áreas urbana e rural do Município, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções para desafios locais por meio da tecnologia.
Em tradução literal, sandbox é uma caixa de areia, em alusão àqueles espaços em que as crianças brincam e experimentam o mundo nas praças e parques. Da mesma forma, o Sanbox Regulatório visa dar espaço para que empresas inovadoras, as chamadas startups, possam testar seus produtos em ambientes controlados e seguros, que vão permitir a redução do tempo de maturação do modelo de negócio e os custos associados ao produto. Essas “caixas de areia” serão áreas do município definidas pelo poder público.
Além de Teresópolis, apenas a cidade do Rio de Janeiro já regulamentou o sandbox no Estado do Rio de Janeiro. A admissão de participantes se iniciará por meio de Edital de Chamamento Público a ser publicado pelo Executivo e a proposta deve proporcionar soluções para os desafios de Teresópolis.
O SandBox Regulatório é baseado no Marco Legal das Startups, aprovado em 2021. A lei federal busca fomentar o empreendedorismo inovador e alavancar o ambiente de negócios. Para o Senador Carlos Portinho, relator do projeto de lei do Marco Legal, o sanbox é um instrumento que permite ao poder público acompanhar e se beneficiar da evolução tecnológica. “Espero que os empreendedores e a cidade façam um bom uso dessa ferramenta, que também traz oportunidades para as startups, que vêm sofrendo com falta de investimento privado no mundo”, comentou o parlamentar, parabenizando o prefeito pela iniciativa.
“A tecnologia é uma das vocações de Teresópolis. Temos aqui quase 300 empresas de tecnologia que, juntas, geraram mais de R$ 330 milhões de faturamento em 2022. Entre elas, temos a Alterdata, a maior empresa de desenvolvimento de software do estado e a empresa privada que mais emprega no município. Para desenvolver esse setor, precisamos criar medidas para diminuir a interferência do poder público no desenvolvimento de soluções inovadoras. O Sanbox é mais uma das medidas que adotamos para que não apenas a gestão municipal, mas Teresópolis, se aproprie da tecnologia para enfrentar os desafios do século XXI”, afirmou o Prefeito Vinicius Claussen.
Ladimir Carvalho, sócio da Alterdata Software e especialista em tecnologia, acredita que o poder público municipal está criando uma base sólida para o desenvolvimento do setor de tecnologia em Teresópolis: “Existe todo um ecossistema que as empresas de tecnologia demandam, como infraestrutura, educação, telecomunicações, incentivos fiscais, pessoal, entre outros. Com iniciativas nesse sentido, a Prefeitura tem feito um trabalho bastante coordenado para gerar esse ambiente propício para o empreendedorismo neste setor”, comentou.
O Sanbox Regulatório se junta a outras iniciativas do programa municipal InovaTerê que visa criar um ambiente cada vez mais favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no município, dentro e fora da gestão municipal.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.