Vista aérea de uma área alagada de Porto Alegre, RSAFP

O número de mortes provocadas pela inundação que atinge o Rio Grande do Sul subiu para 136 neste sábado (11), segundo o novo balanço divulgado pela Defesa Civil. O número de feridos seguiu em 756, conforme a divulgação de sexta-feira (10), e os desaparecidos caíram de 143 para 125 pessoas.
Ainda segundo o boletim, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas em 445 municípios. Destas, 71.398 estão em abrigos, e 339.925 desabrigados.
Foram resgatadas mais de 74 mil pessoas e 10 mil animais.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, a Defesa Civil recomendou que as pessoas se cadastrem para receberem os alertas meteorológicos estaduais. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.