Advogado Solon TepedinoDivulgação

Trabalho em uma empresa há cinco anos e estou sofrendo assédio moral por parte do chefe. O que faço para denunciar a situação e garantir meus direitos trabalhistas?
Anônimo.
De acordo com o advogado Solon Tepedino, em casos de assédio no ambiente de trabalho, a ação imediata é fundamental. O empregado deve buscar orientação junto a um advogado especializado em direito trabalhista para ingressar com uma reclamação, pleiteando, entre outros direitos, a rescisão indireta do contrato de trabalho.
Além disso, o empregado pode procurar o Ministério Público do Trabalho para denunciar a situação. Em casos mais graves, o assédio pode configurar um crime, sendo possível recorrer ao Ministério Público Estadual para denunciar o agressor.
Tepedino esclarece que o empregado possui algumas opções quando sofre assédio moral dentro do ambiente de trabalho: procurar um advogado trabalhista para buscar seus direitos junto à Justiça do trabalho, intervenção do Ministério Público do Trabalho e, em casos extremos, ação policial e intervenção do Ministério Público Estadual.
O objetivo primordial é interromper esse tipo de comportamento prejudicial e promover um ambiente de trabalho saudável, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99328-9328.

Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp: 21 - 99328-9328 - somente para mensagens): Denilson Cruz (Shoppe), Silvia Cristina (Light), Joel Garcia (CEF).