Por lucas.cardoso

Rio - Começa amanhã, a partir das 15h, o primeiro módulo do curso gratuito ‘DataSensing: Experiências IoT’, no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA). A iniciativa, que será sediada no Museu do Amanhã, faz parte da série de cursos, roteiros e kits de desenvolvimento criativo em internet das coisas. O objetivo é incentivar a inovação e o uso da tecnologia pela comunidade por meio do desenvolvimento de novas soluções. O curso foi idealizado a partir de parceria tecnológica firmada entre o Museu do Amanhã e a Cisco, uma das líderes mundiais em tecnologia.

Curso é parceria entre a Cisco e o Museu do AmanhãMaíra Coelho / Agência O Dia

O programa permitirá que artistas digitais, desenvolvedores de aplicativos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e outros profissionais tenham acesso à plataforma conectada da Cisco no Porto Maravilha. Será possível criar novas soluções para a cidade, prototipar e testar soluções que transformam a vida dos cidadãos em ambientes urbanos e situações cotidianas.

Já no primeiro módulo do curso, os participantes aprenderão os principais conceitos da ‘Internet das Coisas’, conhecida pela sigla IoT, e como ela vai afetar a vida das pessoas, empresas e do próprio governo nos próximos anos. Além disso, o conteúdo tem como objetivo desmistificar a utilização dos dados e permitir uma experiência prática da utilização da plataforma de desenvolvimento ‘Cisco DevIoT’, para prototipar com sensores, em tempo real.

Para Leandro Barbeita, líder do Centro de Inovação da Cisco, polo de conhecimento e área responsável pelas ferramentas utilizadas no curso, a IoT auxilia na resolução de problemas antes considerados sem solução. “A IoT é um dos pilares fundamentais da quarta revolução industrial, que mudará não só a forma como vivemos, como também as nossas relações. Podemos resolver problemas que antes eram considerados de alta complexidade ou até insolucionáveis”, argumenta.

Barbeita também encoraja a inovação nesse setor. “Está em nosso DNA estimular a inovação por meio do desenvolvimento de soluções digitais com base em IoT habilitando a transformação digital que o mercado busca”. argumenta.

Você pode gostar