Por lucas.cardoso

Rio - Imagine um game, capaz de migrar do ambiente virtual e trazer soluções para a vida das pessoas. O formato é a aposta do Sebrae para mobilizar 11 cidades do estado do Rio numa competição com o objetivo de estimular ações de apoio a micro e pequenas empresas. O programa ‘Cidades Empreendedoras’, que começou ontem, em Nova Iguaçu, vai passar por todos os municípios envolvidos numa competição que se estende até dezembro. Representantes do poder público e empreendedores estão mobilizados na iniciativa, que vai conceder o selo simbólico de empreendedor ao vencedor.

Somados, os 11 municípios representam 230 mil empresas registradas, o equivalente a 22% da atividade empresarial no estado do Rio. Mas o objetivo é ampliar a atuação do projeto para outras cidades nos próximos anos. Vence aquele município que conquistar mais medalhas. Entre elas, ‘empreendedor rural’, ‘empreendedorismo no ambiente escolar’, ‘município dinâmico’ e ‘município mais simples’, para ações voltadas à desburocratização.

Os envolvidos vão fazer relatórios mensais dos avanços das políticas públicas, incluídos no ambiente virtual do game. Cada município vai contar com um comitê gestor formado por secretários municipais, lideranças empresariais, representantes do Legislativo e coordenadores regionais do Sebrae-RJ. Esse grupo vai fazer a deliberação e aprovação de ações voltadas aos pequenos empreendedores. “O objetivo é induzir a elaboração de uma série de políticas públicas e melhoria do ambiente de negócios para quem deseja iniciar uma atividade empresarial. Destaque para iniciativas que contribuam com a desburocratização e facilitação para a abertura de empresas”, explica Juliana Lohmann, analista do Sebrae-RJ, responsável pela moderação do programa.

Analista do Sebrae-RJ%2C Juliana Lohmann quer estimular ações do poder público para o empreendedorDivulgação

Um dos principais objetivos do programa é implementar o alvará online, eliminando o processo físico na emissão de funcionamento para as empresas. Esse tipo de iniciativa, aliás, vai contar com a consultoria da Junta Comercial do estado do Rio e do próprio Sebrae. “As pessoas estão em busca de oportunidades. E, muitas delas, dependem de uma atividade autônoma. Para isso, precisam encontrar um ambiente propício para o desenvolvimento dessas atividades. Vamos estimular ações que vão além da criação de leis”, diz Juliana, sobre o game que pretende mudar a vida de empreendedores.

O PROGRAMA 

Ao longo do ano, serão feitas quatro importantes reuniões com os prefeitos dos municípios envolvidos no game, para que todas as ações sejam acompanhadas pelo Sebrae-RJ. Todas as informações, painéis e relatórios estarão em uma ferramenta virtual para consulta. O programa tem cinco pontos-chave:

AGENDA DE GOVERNO

Inserir a temática da micro e pequena empresa no PPA de cada município, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo.

MAIS RAPIDEZ

Apoiar o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas.

FORNECEDORES

Aumentar o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores.

NEGÓCIO FAMILIAR

Apoiar os municípios no cumprimento do percentual exigido por lei de 30% da compra da merenda escolar feita pelo agricultor familiar regional.

EMPREENDEDOR

Disseminar o intraempreendedorismo junto aos gestores e lideranças públicas municipais, apoiando a

Você pode gostar