Por leandro.eiro

Rio - A astrologia pode ir muito além das orientações por signo do horóscopo. Ela pode servir, inclusive, como ferramenta para mapear a vocação profissional. O método, conhecido como ‘astrocoaching’, vem sendo utilizado pela ALD Consultoria, especializada em orientação de carreiras. E ajudou a alavancar a procura por esse tipo de serviço na empresa, que teve um aumento de 200% no ano passado.

Procura de clientes em consultoria cresceu 200% no ano passadoDivulgação

Além dos tradicionais testes de mapeamento de talentos, a consultoria passou a usar conhecimentos metafísicos para orientar os seus clientes. André Luiz Dametto, professor de MBAs em Gestão de Marketing e RH na Escola de Engenharia da UFRJ e sócio da ALD Consultoria, explica que ferramentas muito lógicas e cartesianas tornam a consultoria apenas um processo burocrático. “Uma boa consultoria de carreira se dá na relação, no encontro entre o consultor e o cliente, abertos a ousar com ferramentas práticas e mais criativas. São os projetos que mais costumam dar resultados”, diz.

Segundo ele, o conhecimento metafísico contribuiu para a sua formação cartesiana de Engenheiro de Produção. “A astrologia não se reduz ao horóscopo que lemos nos jornais e revistas, como muitos pensam. Quem já teve a oportunidade de estudar com mais profundidade sabe da riqueza que ela oferece a partir dos símbolos de cada planeta, casa astrológica e signo zodiacal. Lendo a carta natal (mandala que representa a disposição dos astros no céu no instante do nosso nascimento), é possível identificar vocações, propósitos, potenciais, riscos e curas que farão total diferença no planejamento de carreira de cada pessoa”, argumenta.

Intuição x mundo virtual

Em meio a uma sociedade cada vez mais voltada para o mundo digital, a intuição acaba ficando em segundo plano. “E é isso que eu busco desenvolver no cliente: a reconexão com a sua essência”, explica Dametto.

Entre os principais resultados obtidos pelos clientes com a consultoria, o especialista destaca a recolocação de seus clientes em oportunidades mais harmonizadas aos seus objetivos e o crescimento profissional dentro do ambiente de trabalho. Com isso, as empresas também ganham, ao contar com profissionais mais engajados, produtivos e conectados com a vocação.

Mudanças com o zodíaco

O engenheiro Fernando Doki, que trabalha na empresa Braskem, buscava ser menos perfeccionista. Hoje, diz já conseguir avaliar melhor em que situações pode abrir mão dos detalhes sem prejudicar o trabalho. Para ele, a consultoria serviu de suporte para essa transformação.

A ALD Consultoria também tem, entre os seus clientes, profissionais de diversos setores, como mineração e até uma astróloga. “O conceito da energia do dinheiro que foi desenvolvido no coaching foi fundamental e hoje me sinto bem mais autoconfiante. Venci minha autossabotagem e hoje sou uma grande investidora”, conta a astróloga independente Glória Reis.

Você pode gostar