Por felipe.martins

Rio - O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio, que soma cerca de 350 mil empresas e emprega dois milhões de trabalhadores, com rendimento médio de R$ 1.708, vai ter suas vocações e oportunidades regionais mapeadas para aumentar sua competitividade e poder de inovação.

O trabalho será feito pelo Sistema Fecomércio-RJ, que lança nesta segunda-feira o Mapa Estratégico do Comércio, um levantamento que embasará as propostas para o crescimento sustentável do setor no estado, no período de 2016 a 2020.

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o mapa reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho de setores, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.

Arte mostra o emprego nos setores do comércio%2C serviços e turismoArte O Dia

Além de identificar vocações e oportunidades, o documento será um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ, braço de Educação Profissional do Sistema. A Fecomércio-RJ promoverá encontros regionais para a discussão das questões locais do setor, a formulação das propostas para o desenvolvimento sustentável e adoção de políticas públicas eficientes.

“Faremos a maior mobilização empresarial já realizada no estado. Queremos que as soluções sejam acordadas localmente pelos atores diretamente envolvidos em cada região. Não acreditamos em medidas impostas de cima para baixo, mas em propostas que tenham real afinidade com as demandas de cada região”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.

O lançamento do Mapa Estratégico do Comércio será no hotel Copacabana Palace e contará com a presença de empresários e representantes de sindicatos e de prefeituras, parlamentares, do governador Luiz Fernando Pezão e do ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, convidado para falar sobre Segurança e Educação.

Você pode gostar