Prefeito Alfredão e o secretário de Segurança, Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel PM LuzFoto Decom

Itaperuna- A prefeitura emitiu neste sábado (23) um comunicado de alerta e relatório da situação no município.
Nota Oficial

A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil informa que devido à quantidade de chuva que caiu nas últimas 12h horas - 90mm em Itaperuna, além das cabeceiras do Rio Muriaé, o nível do Rio atingiu sua cota de alerta na manhã deste sábado. Em sua última medição, às 09h15, o nível do Rio Muriaé chegou em 3,43m.

Orientamos a população ribeirinha que fique atenta às informações e notas da Defesa Civil nas redes sociais da Prefeitura para que tome as devidas medidas de prevenção.

A equipe da Defesa Civil, assim como o prefeito, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, e o secretário de Obras, Alexandre Pereira da Silva, estiveram, ontem à noite, no distrito de Raposo, após as fortes chuvas que alagaram várias ruas, para atender à população.

Informação sobre os trechos com interdição:

1) BR 101- Km 12: Interdição total na ponte do km 12. Alternativa para seguir sentido ES: ir pelo litoral, por Santa Clara (São Francisco do Itabapoana) até chegar em Presidente Kennedy-ES. Não se sabe as condições da via nesse local, não sendo indicado para veículos pesados. Impossível ir por Santo Eduardo, Bom Jesus do Itabapoana e Apiacá.

2) BR 356- km 56 e 67: Interdição total nesses pontos. Alternativa para o sentido Itaperuna - Campos: entrar no km 50 da BR 356, seguir para Pádua, São Fidélis e Campos.
Alternativa para o sentido Itaperuna-RJ: entrar no km 50 da BR 356, seguir para Pádua, São Fidélis e Friburgo. (não se sabe como estão as estradas pro lado da serra de Friburgo)

3) BR 356- km BR 356- km 102: Interdição parcial, com queda de árvore.

O Gabinete de Crise está de plantão para qualquer ocorrência durante esse período, onde a previsão indica chuva forte para toda nossa região.

Até o próximo domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET- há previsão de chuva forte no município.

Durante esse período, também há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no trânsito e transporte rodoviário.

A Defesa Civil alerta ainda para que todos os moradores das áreas de risco fiquem atentos às informações divulgadas, busquem um lugar seguro durante esse período e informem à Secretaria caso haja danos em imóveis e deslizamentos de encostas, pelo whatsapp número (22)3824-6334.

O morador também pode se cadastrar através do SMS pelo número 40199, colocando o CEP da cidade. Dessa forma receberá alertas climáticos da sua área pela Defesa Civil Estadual.

Cotas do Rio Muriaé em Itaperuna
Cota de atenção: 2,90m
Cota de alerta: 3,40m
Cota de inundação:4,00m