Joe Biden, presidente dos EUAAFP

O presidente americano, Joe Biden, afirmou na quarta-feira (1º), durante um comício, que tanto a China e a Rússia, rivais dos Estados Unidos, quanto a Índia e o Japão, seus aliados, são países "xenofóbicos".
"Por que a China está estagnada economicamente? Por que o Japão tem problemas? E a Rússia? E a Índia? Porque são xenofóbicos. Eles não querem migrantes. Os migrantes são o que nos tornam fortes", disse Biden, de acordo com uma transcrição de suas palavras, divulgada nesta quinta-feira (2).
Os eventos não são gravados, mas são frequentados por jornalistas que escrevem um relatório. O democrata de 81 anos, candidato à reeleição nas eleições de novembro contra o republicano Donald Trump, fez um comício destinado aos americanos de origem asiática.
"Uma das razões pelas quais nossa economia está crescendo é por sua causa e muitos outros. Por quê? Porque damos as boas-vindas aos migrantes", insistiu Biden.
China e Rússia são rivais dos Estados Unidos, mas seus comentários sobre o Japão e a Índia surpreendem, pois desde que assumiu a presidência, Biden tem se esforçado para fortalecer os laços com os aliados asiáticos de Washington, especialmente com esses dois países.
Ele recebeu o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o então chefe de Governo japonês, Fumio Kishida, em jantares de Estado.