Em 2022, o pódio do xadrez ficou com Caxias, Mesquita e Nova Iguaçu no feminino; e com São João de Meriti, Caxias e Mesquita no masculinoErica Martin

 Neste sábado e domingo, a Vila Olímpica de São João de Meriti recebe mais uma etapa dos XXIV Jogos da Baixada 2023, uma realização do jornal O DIA, apresentação do Sesc RJ e apoio da Refit e da Cedae, ambas sub-14: no sábado é dia de torcer pelas meninas do basquete; e no domingo, alunos e alunas não tão atléticos, muitos de óculos, inclusive, em silêncio exercitam o cérebro no xadrez.
De acordo com o professor Antônio Prazeres, coordenador dos Jogos da Baixada desde a primeira edição, "como o xadrez não compete em Olimpíada, é considerado esporte; se competisse, seria desporto. Além disso, está nos jogos estudantis como atividade que estimula a inteligência, por isso, faz parte dos Jogos da Baixada."
No ano passado, segundo o professor André Luís Penudo, também um dos coordenadores, "foram partidas seguindo o método suíço, em que todo mundo concorre com todo mundo: os vencedores entre si e os perdedores também se enfrentam uns aos outros. Foi feito um chaveamento por computador com oito equipes". Ainda segundo ele, por ser um esporte de inteligência, a ideia também é integrar aquele estudante que não tem muita afinidade com o esporte físico.
A Vila Olímpica de São João de Meriti fica na Rua Milton, s/nº, no bairro Grande Rio, bem às margens da Via Dutra.
Jogos da Baixada, o maior evento socioesportivo da região.
Venha torcer! Venha vibrar!
Todos os eventos podem ser acompanhados pelo Facebook e pelo Instagram (@jogosdabaixada).