Por gabriela.mattos

Rio - Com velocidade de 8km/h, um ônibus elétrico, sem motorista, fez sua primeira viagem-teste na Holanda, no fim de janeiro. O veículo é parte de uma frota que será lançada nos próximos anos para transitar na região. Quando estiver funcionando, sua velocidade será de 25 km/h.

Segundo o diretor-técnico do projeto, Jan Willem, a viagem-teste foi um marco. "Um veículo sem motorista nunca circulou em rodovias públicas", disse.

Os testes dos veículos autônomos têm sido feitos pela indústria automobilística, desde o modelo S Sedan, da Tesla Motors, que pode mudar de pista sem dar tanto trabalho ao motorista, a planos de Google, e Daimler de lançar automóveis que dispensam a necessidade do condutor.

"Há iniciativas em todo o mundo, mas esta é a primeira vez que um veículo opera sem motorista em uma rua pública", declarou Iris van Cattenburch do Connekt, grupo de empresas que desenvolvem soluções sustentáveis para o transporte público.

Segundo a empresa, o projeto base do ônibus será ampliado nos próximos meses e deve ser usado como transporte público em uma rota de seis quilômetros na cidade. O valor do projeto foi de US$ 3,3 milhões. Em abril, a Holanda vai promover o primeiro teste com caminhões sem motoristas no Porto de Roterdã, que já opera com trens sem condutor.

Você pode gostar