Por gustavo.ribeiro
Campanha combate o assédio contra a mulher no transporte públicoDivulgação

 Comentários de teor obsceno, olhares, intimidação, aproximação indesejada e importunações de teor sexual. Situações pelas quais muitas mulheres já passaram, inclusive dentro do transporte público, e que são vistas, erroneamente, até como elogios ou brincadeiras são o mote da campanha que a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, preparou para este ano.

O lançamento será nesta quarta-feira (08/03), às 11h, no Terminal BRT Alvorada, na Barra da Tijuca, por onde circulam cerca de 50 mil pessoas diariamente do sistema troncal (ônibus do BRT) e das linhas alimentadoras. A equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, assistente social e advogada, prestará, ao longo do dia, atendimento às mulheres no Ônibus Lilás. A unidade móvel, que é uma iniciativa permanente da SPM e vai percorrer ainda outros bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, estará também na Central do Brasil e em diversas localidades do estado.

“Essa campanha é de fundamental importância para chamar atenção da sociedade para os direitos da mulher. Cresci em uma família de mulheres fortes, que sempre me deram exemplo de integridade e da importância do trabalho. Todas as mulheres devem ser respeitadas e sempre vou defender esses valores como homem público”, declarou o secretário Pedro Fernandes.

As situações de assédio vão ilustrar a campanha informativa e de conscientização, que vai ganhar as redes sociais das entidades envolvidas com a hashtag: #cidadaoconsciente. “A campanha que vamos começar no dia 8 de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, é focada no assédio sofrido pelas mulheres, principalmente nos transportes e vias públicas. Fizemos parceria com o BRT, com órgãos do Estado e da sociedade civil. Nossa primeira ação, será no Terminal BRT Alvorada, local onde passam diariamente muitas mulheres, além de ser saída de diversos ônibus”, destacou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Eduviges Lopes.

Você pode gostar