O Dia no Coletivo

Aplicativo Vá de Ônibus é reformulado

Plataforma criada pela Fetranspor em 2007 passa a oferecer previsibilidade de chegada dos coletivos em tempo real

RIO - A plataforma Vá de Ônibus, criada pela Fetranspor em 2007 para orientar passageiros sobre os itinerários das linhas, acaba de passar por reformulação. Agora, os usuários têm acesso à previsibilidade de chegada dos coletivos em tempo real.

“Assumimos a responsabilidade de melhorar a qualidade da informação da nossa base de dados, pois nosso papel é de liderança. As empresas possuem um bom material e o papel da Federação é conciliar, consolidar, unificar e dar transparência a esse conteúdo, para que seja útil ao usuário final e às melhorias da mobilidade e do negócio. Essas ferramentas chegaram para ficar”, diz Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle de Operações da Fetranspor.

Segundo Andherson Ojeda, analista de Sistemas da Fetranspor, a precisão das informações do novo Vá de Ônibus é resultado de um trabalho contínuo. “O aplicativo tornou-se o principal sistema de informações do transporte público por ônibus do Estado do Rio de Janeiro compartilhando sua base de dados diretamente com empresas como Google, Microsoft, Apple e Moovit. Ainda existem informações dispersas de alguns municípios, porém estamos no processo de recadastramento e contamos muito com a colaboração de todas as empresas filiadas para concluí-lo. Reunir esse material e mantê-lo atualizado serão os grandes desafios”, diz.

De acordo com a Federação, até o momento, 1.808 linhas e 18.426 pontos de ônibus estão cadastrados, e mais de 5.500 quilômetros são monitorados em tempo real pela Fetranspor. 

Relacionadas

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie