Por gustavo.ribeiro

Adolescentes moradores de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, com idades entre 13 e 15 anos e cursando o último ano do Ensino Fundamental na rede pública, já podem realizar a inscrição para participar do projeto Fortalecendo Trajetórias, desenvolvido pelo Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), mantido pelo Grupo JCA, um dos maiores grupos de transporte do país, dono da Auto Viação 1001 e Viação Cometa.

O programa, que recebe inscrições até o dia 16 de junho, tem como objetivo fortalecer a trajetória escolar dos bons alunos de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino, através de acompanhamento escolar, desde a entrada no Ensino Médio, nos colégios públicos e particulares de qualidade, até o Ensino Superior. As inscrições são gratuitas.

Instituto JCADivulgação

Desde que iniciou, em 2005, o projeto já garantiu várias histórias de sucesso para jovens da região. Entre eles está Ricardo Busquet, de 25 anos, que passou pelo instituto e se formou em Engenharia da Computação e Informação, em 2015, na UFRJ. Morador de Niterói, o jovem recebeu todo um trabalho de orientação e acompanhamento previstos no programa, inclusive com bolsa de estudo para aprender Inglês, e hoje é funcionário de uma empresa americana de TI que cria produtos voltados para startups. “O investimento no Ensino Médio que me preparou para os processos seletivos foi muito importante para eu ter a oportunidade de estudar na UFRJ” conta ele que ainda está trabalhando no Rio, mas aguarda o visto para seguir para a Califórnia.

Programa é dividido em duas fases

A primeira fase do programa é o reforço escolar. Nesta etapa, alunos participam de um curso preparatório de língua portuguesa e matemática com 140h de duração. O intuito é reforçar conteúdos básicos e criar condições mínimas para futuros exames em escolas de excelência. Os alunos que participam do reforço recebem apoio para se inscrever nos processos seletivos de escolas públicas de qualidade, tais como Colégio Pedro II e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Entre os anos de 2013 e 2016, 174 adolescentes participaram do reforço escolar no IJCA. Só em 2017, 32 alunos ingressaram em escolas públicas de qualidade.

O curso preparatório do Fortalecendo Trajetórias faz parte do #TamoJunto 9º ano, movimento que tem como propósito articular ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais de adolescentes em fase de transição para o ensino médio. A iniciativa, apartidária e em prol da educação, reúne o poder público, organizações sociais e privadas de São Gonçalo e Niterói.

A segunda fase do programa compreende o Acompanhamento no Ensino Médio. Nesta etapa, os adolescentes selecionados são contemplados com benefícios que incluem orientação e mentoria educacional, assistência estudantil, materiais didáticos e atividades extracurriculares. O foco desta fase é investir no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional do aluno.

O primeiro passo para participar do processo seletivo é ler o edital, disponível no site do IJCA (www.ijca.org.br). Os adolescentes que estiverem dentro dos critérios devem imprimir a ficha de inscrição e entregar, juntamente com os demais documentos solicitados, na sede do instituto, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), 2.501, Baldeador, Niterói, até 16 de junho.  É obrigatório que o adolescente faça a sua inscrição acompanhado do responsável legal. 

Já receberam investimento educacional do programa mais de 200 alunos de 44 escolas públicas de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Deste total, mais de 90 jovens já são universitários em cursos de diversas áreas, como engenharias, física, biomedicina, ciências biológicas, serviço social e direito.

Você pode gostar