Por luana.benedito

Rio - O maior festival de esportes aquáticos da América Latina. É a ‘credencial’ do Aloha Spirit, competição que vai reunir diversas modalidades esportivas em um único torneio em Cabo Frio. O evento, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de junho, na Praia do Forte, retorna à cidade da Região dos Lagos depois de quatro anos fora do calendário do município. 

Stand up paddle%2C canoa havaiana%2C natação%2C paddleboard%2C surfski%2C apneia%2C triathlon e revezamento são as modalidades do torneioDivulgação

O Aloha Spirit terá um total de oito modalidades esportivas distintas. Canoa havaiana (prova de canoagem disputada por equipes formadas por seis atletas); stand up paddle; natação em águas abertas; paddleboard (espécie de stand up paddle com prancha especial para remadas); surfski (esporte praticado com caiaque de cabine aberta, longo e estreito, com pedais para controlar o leme); apneia (mergulho livre e sem o auxílio de equipamentos para respirar debaixo d’água); triathlon waterman (reúne natação, stand up paddle e longboard); e natação water relay (revezamento).

É esperado um um total de três mil pessoas no Aloha Spirit, entre atletas profissionais e amadores, e admiradores de esportes aquáticos. “Cabo Frio vai voltar com o Aloha Spirit para à rota dos grandes eventos, que atraem publicidade e novos visitantes para as cidades por onde passam”, valoriza a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

PROVAS

Com largada e chegada no Canto do Forte, a prova de canoa havaiana abrirá a temporada do Campeonato Brasileiro da CBVAA (Confederação Brasileira de VA’A). Os percursos serão de 15 e 10 quilômetros de distância, beirando parte da orla da Praia do Forte. O trecho mais longo vai passar pela ilha em frente à Praia do Pontal, já nos arredores de Arraial do Cabo.

Já as provas de natação em águas abertas vão ter três mil metros de extensão e serão realizadas no sábado, dia 3 de junho), logo após o stand up paddle. No domingo será a vez das competições de natação de mil e de dois mil metros. O stand up paddle adulto, por sua vez, vai contar com provas de 1, 3, 6 e 9 quilômetros. Haverá ainda as categorias kids (500 metros) e junior (1 quilômetro).

Além das competições, o Aloha Spirit terá outras atividades. Haverá, por exemplo, shows musicais e o Festival Aloha Spirit de Cinema, que exibirá, entre outras produções, um filme em homenagem ao atleta Jonas Letieri, de Cabo Frio, que perdeu os dois braços após descarga elétrica e hoje é um dos grandes nomes do stand up paddle. A mostra de cinema também exibirá “Expedição ao Fim do Mundo”, produção que relata a aventura do carioca Felipe Caire ao contornar o Cabo Horn, o ponto mais austral da América do Sul. 


Você pode gostar