Mc Diguinho - Divulgação/ Facebook
Mc DiguinhoDivulgação/ Facebook
Por O Dia

Rio - A música Surubinha de Leve, do MC Diguinho, vai ser retirada do Spotify nas próximas horas. O funk virou assunto nas redes sociais nos últimos dias após internautas apontarem que sua letra faz apologia ao estupro. A faixa, que tem trechos como "Taca a bebida/ Depois taca a p../ E abandona na rua", chegou a liderar a lista das músicas mais virais do Brasil na plataforma. 

Após as críticas, o serviço de streaming resolveu agir. Por meio de sua assessoria, o Spotify informou que recebeu diversas denúncias e entrou em contato com a gravadora do artista, que prometeu retirar a música da plataforma nas próximas horas. O serviço ainda informou que a música foi parar na lista das mais virais pois teve um "pico de consumo nos últimos dias".

A militante do Núcleo de Mulheres de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Thaisa Alves afirma que a música é uma clara apologia à cultura do estupro. “Quando entendemos que o crime de violência sexual se trata de uma relação de poder pré-estabelecida, nós não conseguimos mais compactuar com posicionamentos que refletem aquilo do que se alimenta a cultura do estupro. Novelas, filmes, séries... E com a música é a mesma coisa.”, afirma.

Thaisa Alves acha positiva que crescente onda de problematizações se intensifique. “Não é normal uma canção em que o cara diz claramente que vai deixar uma mulher bêbada, estuprá-la e depois abandonar na rua. Isso não pode mais ser aceito com naturalidade. A provocação que se deve ser feita é para que as pessoas passem a problematizar não só o funk, mas também outros gêneros musicais.”

A reportagem entrou em contado com a produtora responsável pelo cantor mas, até a publicação desta matéria, não obteve resposta. O cantor bloqueou o acesso ao seu Twitter.

Reportagem da estagiária Duda Monnerat com supervisão de Thiago Antunes

 

Você pode gostar
Comentários